A PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR
O TEATRO DO OPRIMIDO EM EVIDENCIA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.71Keywords:
Educação de Jovens, Educação não escolar, Fenomenologia, Pedagogia Freireana, Teatro do OprimidoAbstract
Este trabalho faz parte da pesquisa[1] que analisou as experiências formativas nas práticas educativas não escolares do Teatro do Oprimido a partir das narrativas de integrantes de um grupo de teatro do interior da Bahia. O estudo traz contribuições do pensamento freireano para se pensar a educação não escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz especificamente na noção de experiência como resultado da relação entre consciência e mundo. Tem como referência teórica central a Obra “Pedagogia do Oprimido” do educador Paulo Freire. Os resultados revelaram contribuições da pedagogia freireana nas ações desenvolvidas no T.O, por imprimir formações voltadas para dimensões educacional, social e política ou, em outros termos, para uma educação política e social emancipadora.
[1] Pesquisa de mestrado financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.
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