A PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR

O TEATRO DO OPRIMIDO EM EVIDENCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.71

Palabras clave:

Educação de Jovens, Educação não escolar, Fenomenologia, Pedagogia Freireana, Teatro do Oprimido

Resumen

Este trabalho faz parte da pesquisa[1] que analisou as experiências formativas nas práticas educativas não escolares do Teatro do Oprimido a partir das narrativas de integrantes de um grupo de teatro do interior da Bahia. O estudo traz contribuições do pensamento freireano para se pensar a educação não escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aporte na Fenomenologia Sociológica de Alfred Schutz especificamente na noção de experiência como resultado da relação entre consciência e mundo. Tem como referência teórica central a Obra “Pedagogia do Oprimido” do educador Paulo Freire. Os resultados revelaram contribuições da pedagogia freireana nas ações desenvolvidas no T.O, por imprimir formações voltadas para dimensões educacional, social e política ou, em outros termos, para uma educação política e social emancipadora.

 

[1] Pesquisa de mestrado financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jocilene Oliveira Santos Brito, UESB

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Técnica em Teatro pelo Colégio Modelo (CMLEM). Professora do ensino fundamental municipal e pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE).

Nilma Margarida de Castro Crusoé, UESB

Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe(UFS). Doutora e Mestre em educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE) e coordenadora do Projeto “A prática educativa como prática social e cultural”. 

Publicado

2021-03-03

Cómo citar

BRITO, J. O. S. .; CRUSOÉ, N. M. de C. . A PEDAGOGIA FREIREANA NA EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR: O TEATRO DO OPRIMIDO EM EVIDENCIA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 71–86, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.71. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/10866. Acesso em: 22 dic. 2024.