DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.56

Palavras-chave:

EJA, Dialogicidade, Afetividade, Paulo Freire, Educação libertadora

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as categorias dialogicidade e afetividade como aspectos necessários ao processo pedagógico na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Recorreu-se de estudos bibliográficos de obras de Paulo Freire para o diálogo das categorias em análise.  Desse modo, compreende-se que as categorias em referência estão diretamente relacionadas a um processo de ensino-aprendizagem voltado para emancipação humana dos estudantes trabalhadores. Conclui-se, portanto, que uma educação libertadora para a autolibertação destes sujeitos deve ser pautada na valorização de saberes intra e extraescolares que permeiam nas relações dialógicas e afetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinicius Reis Fernandes, FFP-UERJ/ Grupo de Pesquisa PPEJAT

Mestre em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (FFP/UERJ) . Membro do Grupo de pesquisa PPEJAT (FFP/UERJ) registrado no CNPQ.

Glaucio Martins da Silva Bandeira, FFP-UERJ/ Grupo de Pesquisa PPEJAT

Mestre pela UFF na temática de estimulação cognitiva e motora. Psicopedagogo pela faculdade de educação São Luis. Gerontologista, especialista em Saúde mental pela universidade Cândido Mendes. Psicomotricista pela FAVENI. Especialista em Planejamento. Implementação e Gestão de educação a distância (2015) e Educação de Jovens e Adultos na diversidade e inclusão social (2016) pela UFF. É integrante do Grupo de Pesquisa e Extensão PPEJAT (CNPq).

 

Marcia Soares de Alvarenga, FFP/UERJ

Professora associada da UERJ. Doutora em Educação pela UFRJ (2003), atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Líder do grupo PPEJAT (FFP/UERJ) registrado no CNPQ.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Fernandes, M. V. R., Bandeira, G. M. da S. ., & Alvarenga, M. S. de. (2021). DIALOGICIDADE E AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS PARA UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA EJA. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 56–70. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.56