NÃO DEIXE MORRER MINHA ESPERANÇA

A EXPERIÊNCIA DO MEBIC E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v4.n7.87

Palavras-chave:

MEBIC, Educação Popular, EJA, Paulo Freire

Resumo

Este texto tem por finalidade apresentar um pouco da história do Movimento de Educação de Base de Iniciativa Católica (MEBIC), identificando o contexto sócio-político, abordagens teóricas e práticas pedagógicas. O projeto parte do seguinte pressuposto: “Alfabetizar é conscientizar-se, é aprender a escrever a vida, como autor e como testemunha da história, é biografar-se, é existenciar-se, é historicizar-se” (FREIRE, 1989). Concebe a alfabetização não apenas como a aquisição do domínio da leitura e da escrita, mas como o desenvolvimento da capacidade de usar essas habilidades no âmbito pessoal e coletivo. Os dados empíricos analisados neste artigo são resultados de diferentes pesquisas que compõem o Núcleo de Estudos Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE-CNPq). A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa. Do ponto de vista técnico-metodológico, utilizou-se análise documental, observação e entrevistas, visando apresentar os perfis e os saberes construídos na-pela experiência na EJA. Os/as educandos/as do MEBIC têm um bom desempenho na oralidade, mas muita dificuldade e medo de escrever; enfatizam o tempo todo que não sabem escrever, que seu texto tem muitos erros e parecem morrer de vergonha no momento de expor seus conhecimentos acerca da língua escrita. Além disso, esperam encontrar escolas que sejam acolhedoras e cuja organização do trabalho pedagógico seja acessível a eles e satisfaça as necessidades do/a trabalhador/a. Esperam ainda que a escola possa educá-los/as, ou seja, emancipá-los/as pelo saber, integrar e praticar uma política ativa de justiça social e cognitiva em benefício, principalmente, dos que são pouco escolarizados/as.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria Alves de Oliveira Reis, Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Departamento de Educação - CAMPUS XIIUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia onde atua na graduação e nos cursos de especialização lato sensu. É professora externa do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB), coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), líder do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/CNPQ). Coordenadora do Doutorado Interinstitucional. Dinter - UNEB/UFMG.

 

Tatyanne Gomes Marques, Universidade do Estado da Bahia - Campus XII

Doutora em Educação pela FAE/UFMG. Professora no Departamento de Educação – DEDC XII da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Guanambi – Bahia – Brasil. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE/Uneb) onde coordena a linha de pesquisa em Educação do Campo, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB.

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela FAE/UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos GRUPEJA-UFMG.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Alves de Oliveira Reis, S. M., Gomes Marques, T. ., & Souza Cunha Júnior, A. (2021). NÃO DEIXE MORRER MINHA ESPERANÇA: A EXPERIÊNCIA DO MEBIC E AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA A EDUCAÇÃO POPULAR. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 87–104. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2020.v4.n7.87