MEMÓRIA DAS REITORAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA

PERSPECTIVAS FREIRIANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.105

Palavras-chave:

Memória, Reitoras, Gestão democrática, Perspectivas freirianas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a memória coletiva de reitoras, no que se refere à gestão democrática e participativa, à luz da teoria de Paulo Freire e outros autores que discutem temáticas relacionadas ao poder e gestão democrática da educação. A metodologia é de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que, da mesma forma que Paulo Freire entende processos democráticos e participativos, as mulheres que foram reitoras no Estado da Bahia percebe que não se pode falar em democracia e participação sem a inclusão do gênero feminino nas relações de poder. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josias Benevides Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor assistentente com dedicação exclusiva, lotado no departamento de educação do campus XII da UNEB, atuando em Pesquisa e Prática Pedagógica, além de gestão e políticas públicas.

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

SILVA, J. B. MEMÓRIA DAS REITORAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS FREIRIANAS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 105–124, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.105. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11800. Acesso em: 19 nov. 2024.