MEMÓRIA DAS REITORAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA

PERSPECTIVAS FREIRIANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.105

Palavras-chave:

Memória, Reitoras, Gestão democrática, Perspectivas freirianas

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a memória coletiva de reitoras, no que se refere à gestão democrática e participativa, à luz da teoria de Paulo Freire e outros autores que discutem temáticas relacionadas ao poder e gestão democrática da educação. A metodologia é de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica e de campo, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que, da mesma forma que Paulo Freire entende processos democráticos e participativos, as mulheres que foram reitoras no Estado da Bahia percebe que não se pode falar em democracia e participação sem a inclusão do gênero feminino nas relações de poder. 

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Biografia do Autor

Josias Benevides Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor assistentente com dedicação exclusiva, lotado no departamento de educação do campus XII da UNEB, atuando em Pesquisa e Prática Pedagógica, além de gestão e políticas públicas.

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

SILVA, J. B. MEMÓRIA DAS REITORAS SOBRE GESTÃO DEMOCRÁTICA UNIVERSITÁRIA: PERSPECTIVAS FREIRIANAS. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 105–124, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.105. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11800. Acesso em: 22 dez. 2024.