DIALOGICIDADE E HUMANIZAÇÃO
ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O DIÁLOGO E O MODO DE SER PROPRIAMENTE HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.13Palavras-chave:
Dialogicidade, Humanização, Educação, Desumanização, PedagogiaResumo
Quando se investiga o processo de humanização se constata que a dialogicidade é um elemento central, uma vez que expressa uma dimensão fundamental ontologicamente constitutiva do ser propriamente humano. O diálogo se mostra nas reflexões de Paulo Freire como um fator central em qualquer processo pedagógico que pretenda humanizar, libertar e restituir a humanidade roubada dos oprimidos porque é uma exigência existencial, parte da vocação ontológica humana ao ser mais. Pretendemos investigar, partindo das elaborações do pensador recifense, de que modo especificamente se articulam a humanização e a dialogicidade, qual sua relação interna, além de sua relação com a antropovisão freiriana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.