DIALOGICIDADE E HUMANIZAÇÃO

ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O DIÁLOGO E O MODO DE SER PROPRIAMENTE HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.13

Palavras-chave:

Dialogicidade, Humanização, Educação, Desumanização, Pedagogia

Resumo

Quando se investiga o processo de humanização se constata que a dialogicidade é um elemento central, uma vez que expressa uma dimensão fundamental ontologicamente constitutiva do ser propriamente humano. O diálogo se mostra nas reflexões de Paulo Freire como um fator central em qualquer processo pedagógico que pretenda humanizar, libertar e restituir a humanidade roubada dos oprimidos porque é uma exigência existencial, parte da vocação ontológica humana ao ser mais. Pretendemos investigar, partindo das elaborações do pensador recifense, de que modo especificamente se articulam a humanização e a dialogicidade, qual sua relação interna, além de sua relação com a antropovisão freiriana.

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Biografia do Autor

João Santos, UESB

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. 

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Publicado

2021-05-10

Como Citar

SANTOS, J. DIALOGICIDADE E HUMANIZAÇÃO: ALGUMAS RELAÇÕES ENTRE O DIÁLOGO E O MODO DE SER PROPRIAMENTE HUMANO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 13–25, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.13. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11719. Acesso em: 22 dez. 2024.