O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ARARAQUARA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino de História, Ensino de Geografia, Relato de experiência, Araraquara

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o ensino de História e Geografia em uma unidade escolar de Educação de Jovens e Adultos no município de Araraquara, interior do Estado de São Paulo. As observações relatadas nesse trabalho são fruto do estágio da licenciatura em Ciências Sociais realizado no segundo semestre de 2019. Após contextualização do ambiente escolar, expomos algumas das particularidades observadas nas aulas das referidas disciplinas, bem como seu conteúdo e a didática. Notou-se que aspectos da educação “bancária” (FREIRE, 2013) e da falta de autonomia e planejamento das aulas se fazem presentes nas práticas de ensino presenciadas. 

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Biografia do Autor

Letícia Chamma, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Jonathan Lambert Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Vinícius Azevedo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Gabriel Augusto Vilela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Chamma, L., Silva, J., Azevedo, V., & Vilela, G. (2021). O ENSINO DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ARARAQUARA. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 156–169. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.156