EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.138Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Educação no sistema prisional, Prática docente, Educação emancipatóriaResumo
O presente artigo é um escrito original baseado na experiência de estágio realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em privação de liberdade na região metropolitana de São Paulo. O trabalho tem como objetivo provocar reflexões sobre a prática docente a partir da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (2018). A pesquisa qualitativa e indutiva empregou a seguinte metodologia: (i) entrevistas semi-estruturadas com docente que trabalha na Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional; e (ii) análise de legislações e relatórios sobre acesso à educação nesse contexto. O estudo revela a construção de saberes como prática potencialmente libertadora em contexto de privação de liberdade e faz um chamado à esperança como prática pedagógica, sem ignorar os desafios forjados nas estruturas e agravados pela pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.