EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.138

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Educação no sistema prisional, Prática docente, Educação emancipatória

Resumo

O presente artigo é um escrito original baseado na experiência de estágio realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em privação de liberdade na região metropolitana de São Paulo. O trabalho tem como objetivo provocar reflexões sobre a prática docente a partir da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (2018). A pesquisa qualitativa e indutiva empregou a seguinte metodologia: (i) entrevistas semi-estruturadas com docente que trabalha na Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional; e (ii) análise de legislações e relatórios sobre acesso à educação nesse contexto. O estudo revela a construção de saberes como prática potencialmente libertadora em contexto de privação de liberdade e faz um chamado à esperança como prática pedagógica, sem ignorar os desafios forjados nas estruturas e agravados pela pandemia da COVID-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Povala Li, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – PPGD/UFSC. Cientista Social pela Universidade de São Paulo - USP (2019), bacharela em Ciências Contábeis (2014) e aluna de Licenciatura em Ciências Sociais pela mesma instituição. Bolsista de mestrado CAPES/PROEX.

Reinaldo Rodrigues Monção Junior, Universidade de São Paulo

Graduando e licenciando em Letras, com ênfase em Português e Linguística, na Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa de iniciação científica na área de Estudos Comparatistas da Literatura no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.

Vitória Cristina da Silva Coutinho, Universidade de São Paulo

Graduanda em Licenciatura em Física no Instituto de Física da Universidade de São Paulo - IFUSP.

Downloads

Publicado

2021-09-15

Como Citar

Li, L. P., Monção Junior, R. R., & da Silva Coutinho, V. C. (2021). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE. Revista Educação E Ciências Sociais, 4(7), 138–155. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.138