EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.138Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Paulo Freire, Educação no sistema prisional, Prática docente, Educação emancipatóriaResumen
O presente artigo é um escrito original baseado na experiência de estágio realizado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em privação de liberdade na região metropolitana de São Paulo. O trabalho tem como objetivo provocar reflexões sobre a prática docente a partir da obra Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa de Paulo Freire (2018). A pesquisa qualitativa e indutiva empregou a seguinte metodologia: (i) entrevistas semi-estruturadas com docente que trabalha na Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional; e (ii) análise de legislações e relatórios sobre acesso à educação nesse contexto. O estudo revela a construção de saberes como prática potencialmente libertadora em contexto de privação de liberdade e faz um chamado à esperança como prática pedagógica, sem ignorar os desafios forjados nas estruturas e agravados pela pandemia da COVID-19.
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