A EDUCAÇÃO EM VIAS DE LIBERTAÇÃO

UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EJA EM CONTEXTO DE UM BRASIL (PRO)FUNDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.43

Palavras-chave:

Educação, EJA, América Latina, Brasil, Filosofia

Resumo

O artigo tem como propósito apresentar uma reflexão sobre a educação para jovens e adultos, bem como a formação docente no contexto latino-americano. Busca também analisar e, por isso mesmo, resgatar o contexto histórico, cultural e social da América Latina através de uma análise filosófica em vias de libertação. Tal proposta se justifica pela importância de uma educação latino-americana contextualizada, popular e democrática que contribua para a formação de identidade dos sujeitos, bem como sua autoestima como educandos. Esta investigação se apresenta como um farol em tempos sombrios, re-pensando e re-construindo o contexto educativo a partir das perspectivas pedagógica e filosófica de Enrique Dussel (1971) e Paulo Freire (1996) com ênfase nas categorias: Utopia e Amorosidade.

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Biografia do Autor

Rayane Leal, UNISINOS

Doutoranda em Educação pela Universidade Do Vale Rio Dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul (PUCRS). Graduada em Letras pela Universidade Do Vale Rio Dos Sinos (UNISINOS). Professora da Educação Básica.

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Publicado

2021-03-03

Como Citar

LEAL, R. A EDUCAÇÃO EM VIAS DE LIBERTAÇÃO: UMA ANÁLISE FILOSÓFICA DA EJA EM CONTEXTO DE UM BRASIL (PRO)FUNDO . Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 43–55, 2021. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.2021.v4.n7.43. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/10668. Acesso em: 22 dez. 2024.