Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino


Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino (ISSN – 2595-6361) é um periódico semestral associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções inéditas de relevância científica nas áreas da História Social, História da Educação e Prática de Ensino de História. A Revista apresenta perspectiva interdisciplinar, buscando diálogo com a literatura, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e tecnologias de informação e comunicação na pesquisa e no ensino.

A Revista publica trabalhos científicos inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, sob a forma de entrevistas, artigos, dossiês e resenhas de livros (de até três anos de publicação para as produções nacionais e até cinco anos para as internacionais), de colaboradores brasileiros e estrangeiros. Os autores devem se enquadrar em uma das categorias: professores/pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior, mestres, doutores, alunos vinculados a programas de mestrado e doutorado e alunos de pós-graduação lato sensu com a coautoria do orientador, além de especialistas, mestres e doutores vinculados às Redes Pública e Particular da Educação Básica.

A Revista Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino não cobra taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) dos autores e disponibiliza o acesso online livre a todo o conteúdo digitalizado das edições aos leitores.

CHAMADA DE ARTIGOS

Dossiê: “Tempo presente: História, Educação e Educação Histórica” (v. 1, n. 2, 2018.2)

Coordenadoras: Célia Santana Silva (UNEB/Campus XVIII) e Luciana Oliveira Correia (UNEB/Campus VI)

 

“O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente”.

Carlos Drummond Andrade

 

O tempo presente como objeto histórico ainda é visto com certa desconfiança pela historiografia. Em pleno século XXI, alguns discursos historiográficos destacam problemas, tais como: os limites entre a História e a Memória, ou entre os campos da História e das Ciências Sociais; a validade das fontes documentais sobre o passado recente, principalmente o valor do testemunho como fonte; a suposta falta do distanciamento necessário aos que pesquisam “questões socialmente vivas”; o perigo do presentismo; ou ainda qual seria o conceito tempo presente possível de ser objeto de interesse da historiografia, além de tantos outros, como se estes não fossem problemas conceituais e epistemológicos para a pesquisa cujo objeto e as fontes estivessem mais “distantes” do tempo vivido. Como bem adverte o historiador Júlio Aróstegui, a História, antes de ser narrada, é vivida e a herança histórica orienta melhor a nossa própria vivência.

O Núcleo de História Social e Práticas de Ensino tem a honra de convidar às pesquisadoras e os pesquisadores a submeterem artigos para o dossiê temático “Tempo presente: História, Educação e Educação Histórica”. O objetivo desse dossiê é apresentar, aos nossos leitores, trabalhos acadêmicos que nos ajudem a refletir sobre o Presente enquanto temporalidade histórica, objeto de interesse historiográfico, bem como as perspectivas e abordagens temáticas e metodológicas. Os estudos poderão estabelecer diálogos possíveis entre a História do Tempo Presente e as ciências sociais, análises históricas sobre a Educação, os desafios para a Educação Histórica, as tecnologias na “era da informação”, dentre muitos outros temas que tragam à tona a reflexão proposta por Hobsbawm: “o que a História tem a dizer-nos sobre a sociedade contemporânea?”.

Prazo - A chamada de artigos para o dossiê, e para artigos de fluxo contínuo, estará aberta até o dia 18 de novembro de 2018.

Para informações sobre normas de submissão, acesse o link “Diretrizes para autores”: 

http://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/about/submissions#authorGuidelines

As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

http://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/login


v. 1, n. 1 (2018): Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino


Capa da revista