Notícias

REVISTA PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS

AMPLIAÇÃO DE PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Dossiê - Laboratórios de ensino: importância para o ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Licenciatura

Coordenação: Profa. Dra. Luciana Oliveira Correia (UNEB/DCH VI) e Profa. Ma. Vânia Muniz Santos (SEE/MG)

 

Em 2022 o Laboratório de Pesquisas em Didática da História (LAPEDHI) completou dez anos de existência! Sua criação remonta à necessidade de criação de um laboratório de ensino para o curso de História do campus de Caetité da UNEB, cuja materialização foi oportunizada pelo edital interno PROFORTE em 2012, de forma que pudéssemos contar com o suporte financeiro necessário para criar e equipar o nosso espaço, somado ao apoio recebido, na época, por parte da direção do DCH VI com a concessão de um espaço físico para a instalação do laboratório.

Este foi o começo! Durante os dez anos da nossa existência o LAPEDHI, serviu de espaço de fomento ao ensino, extensão e pesquisa para o curso de História e para os programas de pós graduação do DCH VI, em diferentes vertentes: oferecendo o seu espaço de recepção e salvaguarda de fontes originais, livros didáticos, filmes, constituindo ao longo destes anos um acervo próprio diversificado ; motivando as atividades de extensão e pesquisa principalmente nas áreas de História da Educação e em formação de professoras/es e ensino de História; abrigando o desenvolvimento projetos institucionais importantes para o curso de História como o Leituras de África, PIBID, Residência Pedagógica, PIBIC , IC Afirmativa e a própria Revista Perspectivas e Diálogos ; estabelecendo parcerias internas e externas; e claro, disponibilizando do seu espaço e sua logística a serviço da comunidade interna e externa da UNEB .

Em seu próximo número, a ser publicado em dezembro de 2022, a Revista Perspectivas e Diálogos, órgão de divulgação científica do Grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE/UNEB/CNPQ) organiza _ o dossiê em homenagem ao 10º aniversário do LAPEDHI_ em que receberá textos que versem sobre a importância deste e de outros laboratórios de ensino para os cursos de Licenciatura.

 

Submissões de textos para compor este dossiê PRORROGADAS ATÉ 30 de NOVEMBRO de 2022.
Devem ser feitas através da home page https://www.revistas.uneb.br/index.php/nhipe/announcement, onde as/os autoras/es encontram também informações sobre as diretrizes de publicação, podem conhecer os números anteriores e chamadas para futuros dossiês. Vale lembrar que o nosso periódico publica trabalhos científicos inéditos em português, espanhol, francês, italiano e inglês, sob a forma de entrevistas, artigos em demanda contínua e resenhas de livros, de colaboradores brasileiros e estrangeiros, dentro das áreas propostas pela Revista. Não há cobrança de taxa de processamento de artigos (submissão, avaliação e publicação) e o conteúdo da Revista é disponibilizado em acesso aberto.