AVALIAÇÃO POR PARES

O processo de avaliação das submissões à Revista compreende:

A primeira etapa de avaliação da submissão é realizada pelos editores, que verificam sua adequação ao foco e escopo da Revista e às normas de publicação (Consultar Diretrizes para autores). Aprovada nessa fase, a submissão é encaminhada para dois pareceristas (critério duplo-cego), membros do Conselho Editorial ou pesquisadores de diferentes instituições (pareceristas ad hoc), observando a consonância entre a área de conhecimento do avaliador e a temática da submissão. Havendo divergência de avaliação entre os dois pareceristas, os editores encaminham o texto para um terceiro avaliador para o desempate; são necessárias duas avaliações positivas para publicação do texto.

A avaliação do texto obedece ao critério duplo-cego, o que garante o anonimato entre parecerista e autor. Portanto, os autores devem suprimir qualquer referência explícita aos seus nomes e aos seus trabalhos no corpo das submissões, guardando absoluto sigilo de autoria, preservando a lisura do processo de avaliação duplo-cega.

Os avaliadores recebem junto com o texto (sem identificação de autoria) uma ficha de avaliação com os critérios que devem ser observados (dentre eles a originalidade, a consistência teórica e metodológica, a qualidade do conhecimento produzido, a relevância científica para a área de conhecimento, o pleno atendimento às normas cultas da língua e à ABNT, a correta estruturação das partes de um texto científico, que dê conta de apresentar, discutir e concluir a temática proposta.

A submissão deve ser devolvida pelo parecerista à Revista dentro do prazo estipulado pelo editor, assinalada uma das opções abaixo:

(  ) aceito sem modificações.

(  ) aceito após pequenas modificações.

(  ) Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista.

(  ) recusado

 

Os textos que se enquadrarem em “aceito após pequenas modificações” e “Reavaliação do texto, após maiores modificações sugeridas pelo parecerista” serão encaminhados aos autores com as devidas sugestões de adequação e prazo estipulado para devolução à Revista, caso aceitem as indicações de alteração. Qualquer alteração no texto deve ser assinalada com grifos para verificação pela equipe editorial.

Após o processo de revisão/formatação final do texto eles serão enviados aos autores para a autorização final de publicação, podendo sugerir nessa etapa apenas pequenos ajustes. O prazo de devolução final será estabelecido pelos editores.

Pareceristas ad hoc receberão os créditos da Revista com a publicação dos seus nomes no volume, sem, contudo, atrelar parecerista e autor, garantindo o anonimato entre ambos (critério duplo-cego).