ÉTICA EM PESQUISA E PUBLICAÇÃO

Princípios éticos para autores

  • Participação: não aceitar compor a autoria de um artigo para o qual não contribuiu substancialmente em sua concepção, design, coleta de dados, análise, interpretação de dados, redação/elaboração, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão para submissão e publicação;
  • Comunicação: comunicar à equipe editorial qualquer incongruência, desde omissão/ocultação de autoria, até detalhes do manuscrito;
  • Originalidade: os autores devem garantir que seus trabalhos sejam originais em sua totalidade e que o conteúdo essencial do manuscrito não tenha sido publicado previamente;
  • Citação: os autores devem garantir que qualquer ideia não-própria presente em seus artigos esteja devidamente citada e referenciada, uma vez que o contrário caracteriza plágio, uma prática inaceitável;
  • Verossimilhança: os autores devem garantir que as informações incluídas no corpo do texto são verdadeiras;
  • Padrão de relato: pesquisas devem ter seus passos minuciosamente descritos para viabilizar sua replicação;
  • Publicação única: o autor deve garantir que o manuscrito a ser publicado não está em processo ativo de publicação em outros periódicos;
  • Transparência: divulgar possíveis conflitos de interesses financeiro ou material;
  • Notificação: notificar a equipe editorial quando encontrar erros significativos/imprecisões em sua obra ainda no processo de editoração ou após sua publicação.

 

Princípios éticos para avaliadores

  • Autoavaliação: autoquestionamento sobre o nível de domínio da área que abrange o manuscrito a ser avaliado;
  • Pontualidade: notificação em casos de impossibilidade de avaliação do manuscrito ou impossibilidade de cumprimento do prazo solicitado;
  • Confidencialidade: não-divulgação do manuscrito para além dos envolvidos no processo editorial;
  • Reconhecimento: reconhecimento e descrição de bibliografia básica não utilizada como fonte dos manuscritos avaliados e de ideias não autorais não corretamente referenciadas;
  • Não-avaliação: não considerar avaliar artigos que apresentem conflitos de interesse ou competição;
  • Não-divulgação: de conteúdo não publicado sem devida autorização do/s autor/es;
  • Competência: padrão de comentários claros e minuciosos, apesar de objetivos;
  • Não-identificação: avaliar apenas manuscritos anônimos;
  • Não-comunicação: não se comunicar diretamente com os autores sem autorização da equipe editorial;
  • Compromisso: notificar quaisquer suspeitas de violações éticas ou irregularidades;
  • Anti-plágio: notificar indícios de plágio;
  • Publicação: sempre fornecer avaliação construtiva e que incentive o autor a publicar seu artigo;
  • Especificidade: ser específico em sua crítica, ainda que objetivo;
  • Veracidade: fornecer feedback honesto, franco, sem dubiedade sobre o manuscrito para sustentar sua recomendação;
  • Identidade: respeitar a linguagem e o estilo do autor, dentro dos parâmetros observados;
  • Validação científica: sugestões devem ser baseadas em razões acadêmicas/científicas válidas.

 

Princípios éticos para Editores

  • Decisão: decidir o destino dos manuscritos submetidos de acordo com parâmetros científicos e éticos;
  • Imparcialidade: avaliação baseada estritamente no conteúdo intelectual dos manuscritos, sem nenhuma distinção no tratamento entre autores;
  • Confidencialidade: não-divulgação do manuscrito para além dos envolvidos no processo editorial;
  • Não-avaliação: em casos que apresentem conflitos de interesse;
  • Não-divulgação: de conteúdo não publicado sem devida autorização explícita do/s autor/es;
  • Investigação: investigação em casos de reclamações éticas sobre manuscritos submetidos ou publicados;
  • Verificação: verificação de violação de direitos autorais, plágio, requisitos legais e difamação;
  • Garantia: garantir a manutenção do conhecimento científico a partir da decisão de publicação;
  • Legalidade: verificar/contatar autores, em casos de dúvidas sobre a legislação que rege o local em que as pesquisas foram realizadas;
  • Especificidade: ser específico em sua crítica, ainda que objetivo.

Fonte: Editora Ibero-Americana (2024).