A ontologia da beleza em Girolamo Savonarola: o combate da arte pela arte

Autores

  • Roberto Silva de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Savonarola. Arte. Estética humanista. Religião. Política. Sociedade.

Resumo

O frei dominicano Girolamo Savonarola notabilizou-se, dentre outras coisas, pelo combate mordaz às artes, efetivado, sobretudo, em suas pregações e na instituição de duas grandes fogueiras, historicamente denominadas como “fogueiras das vaidades”. Entretanto, o mesmo frade que queimou centenas de objetos artísticos, livros, pinturas, adornos pessoais, jogos etc., também escreveu poemas, compôs canções e tratados, nos quais defendeu um ideal particular de beleza. Objetivamos com essa comunicação discutir o ideal de beleza em Savonarola e a tentativa de instituição de uma fruição estética sacralizante, ontologicamente fundamentada na XVIIIª Predica sopra Amos e Zacharias, na XXVIIIª predica sopra Ezechiel, sobretudo, nos tratados, Il Trionfo della Croce, Apologetico e nas Poesie. Isto posto, entendemos que a análise dessas fontes, ancorada no referencial teórico-metodológico do materialismo histórico e dialético, a partir do conceito de estética de György Lukács. Este procedimento nos permitirá apreender o sentido da beleza savonaroliana, assim como formular uma análise crítica acerca de sua fundamentação político-religiosa.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

SILVA DE OLIVEIRA, R. A ontologia da beleza em Girolamo Savonarola: o combate da arte pela arte. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 14, p. 85–105, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/22534. Acesso em: 5 jan. 2025.