O componente curricular História no contexto da reforma do ensino médio e da performatividade
Palavras-chave:
História, Performatividade, Reforma do Ensino MédioResumo
Este artigo propõe uma análise crítica da Reforma do Ensino Médio, com foco específico no componente curricular de História, à luz da abordagem de Stephen J. Ball, sobre performatividade na educação. A pesquisa utiliza a metodologia de análise documental para examinar a reforma, instituída pela Lei nº 13.415/2017 e consolidada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que introduz uma lógica de flexibilização curricular atribuindo às escolas a tarefa de organizar itinerários formativos, promovendo, ao mesmo tempo, uma visão instrumental e mercadológica da educação. O conceito de performatividade de Ball descreve a pressão sobre os educadores para que demonstrem resultados mensuráveis e alinhados a padrões de eficiência, diante disso, busca-se compreender como essa lógica impacta o ensino de História. A performatividade, em conjunto com a governança educacional, enfatiza o controle, a avaliação por métricas externas e a padronização de conteúdos, o que tende a reduzir o papel crítico e reflexivo da História, transformando-a em um meio de adequação a indicadores de desempenho.
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