Estado da arte: um recurso metodológico para a pesquisa em memória e educação – um estudo de caso

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2021-2022), com foco na construção de um estado da arte sobre o tema da dissertação. O objetivo foi identificar estudos nas principais bases de dados brasileiras, como SciELO, CAPES e Programas de Pós-Graduação, relacionados às categorias “memória” e “educação”. A análise, fundamentada em teóricos como Norma Sandra de Almeida Ferreira (2002) e Joana Pauli Romanowski e Romilda Teodora Ens (2006), revelou a ausência de estudos diretamente sobre o objeto pesquisado. No entanto, foram identificados elementos convergentes, permitindo estabelecer paralelos com o tema. O estudo reforça a importância do estado da arte para dar visibilidade a pesquisas relevantes e ampliar discussões, especialmente no campo da memória e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irlandia Ponte Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB - BA (2024). Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED - UESB -BA (2021/2022). Membro Pesquisadora do Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE - CNPQ) - UESB. Possui Especialização em: Sociedade, Espaço e Meio Ambiente e Especialização em Gestão Escolar. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Possui graduação em Pedagogia; Formação em Magistério pelo Centro Educacional de Barra do Choça - BA . Professora efetiva do Município de Barra do Choça - BA desde 1996. Possui experiência docente nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Possui experiência como Coordenadora Pedagógica dos anos finais e iniciais . Atuou como Diretora da Escola Municipal João Batista Figueiredo e Centro Educacional Manuel Ramos no Município de Barra do Choça. Professora dos anos finais do ensino fundamental (Geografia). Atualmente, professora de Geografia no Centro Educacional de Barra do Choça - Ba.

Nereida Maria Maria Santos Mafra De Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade. Mestrado em Ciências Sociais . Atualmente é professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UESB. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, Memória e Geografia social de mulheres. Líder do NUAMSEE - Grupo de Pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação e membro pesquisadora do GESCOM e GRUPEG. https://orcid.org/0000-0001-9257-3487

Referências

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Catálogo de teses e dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/ Acesso em: 10 de set. 2021.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 79, agosto/2002.

HALBWACHS, Maurice, 1877-1945. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro. 2ª edição, 2003.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos e Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul. dez./2004.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. Catálogo de Dissertações e Teses – do Programa de Pós Graduação em Memória Social - PPGMS. Disponível em: https://www.unirio.br/cla/ppgac_pt/teses-e-dissertacoes. Acesso em: 10 de jun. 2021.

RICOEUR, Paul. 1913. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.

ROMANOWSKI, Joana Pauli; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 6, n. 19, 2006, pp. 37-50.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DA BAHIA – UESB. Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - PPGMLS. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgmls/: Acesso em: 10 de set. 2021.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB. Banco de Dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/ Acesso em: 10 de set. 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

PONTE LIMA, I.; MARIA SANTOS MAFRA DE BENEDICTIS, N. M.; DIAS DE ALMEIDA, V. Estado da arte: um recurso metodológico para a pesquisa em memória e educação – um estudo de caso. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 14, p. 106–126, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/22505. Acesso em: 5 jan. 2025.