Estado da arte: um recurso metodológico para a pesquisa em memória e educação – um estudo de caso
Resumo
Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2021-2022), com foco na construção de um estado da arte sobre o tema da dissertação. O objetivo foi identificar estudos nas principais bases de dados brasileiras, como SciELO, CAPES e Programas de Pós-Graduação, relacionados às categorias “memória” e “educação”. A análise, fundamentada em teóricos como Norma Sandra de Almeida Ferreira (2002) e Joana Pauli Romanowski e Romilda Teodora Ens (2006), revelou a ausência de estudos diretamente sobre o objeto pesquisado. No entanto, foram identificados elementos convergentes, permitindo estabelecer paralelos com o tema. O estudo reforça a importância do estado da arte para dar visibilidade a pesquisas relevantes e ampliar discussões, especialmente no campo da memória e educação.
Downloads
Referências
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Catálogo de teses e dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/ Acesso em: 10 de set. 2021.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 79, agosto/2002.
HALBWACHS, Maurice, 1877-1945. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro. 2ª edição, 2003.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos Científicos e o Estado da Questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudos e Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, jul. dez./2004.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO. Catálogo de Dissertações e Teses – do Programa de Pós Graduação em Memória Social - PPGMS. Disponível em: https://www.unirio.br/cla/ppgac_pt/teses-e-dissertacoes. Acesso em: 10 de jun. 2021.
RICOEUR, Paul. 1913. A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François [et al.]. – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007.
ROMANOWSKI, Joana Pauli; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, vol. 6, n. 19, 2006, pp. 37-50.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO ESTADO DA BAHIA – UESB. Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade - PPGMLS. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgmls/: Acesso em: 10 de set. 2021.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB. Banco de Dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGED. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppged/ Acesso em: 10 de set. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Irlandia, Nereida, Valquíria Dias de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.