Estado del arte: un recurso metodológico para la investigación en memoria y educación – un estudio de caso

Autores/as

Resumen

Este trabajo presenta un extracto de la investigación desarrollada en la Maestría en Educación de la Universidad Estadual del Suroeste de Bahía - UESB (2021-2022), con enfoque en la construcción de un estado del arte sobre el tema de disertación. El objetivo fue identificar estudios en las principales bases de datos brasileñas, como SciELO, CAPES y Programas de Postgrado, relacionados con las categorías “memoria” y “educación”. El análisis, basado en teóricos como Norma Sandra de Almeida Ferreira (2002) y Joana Pauli Romanowski y Romilda Teodora Ens (2006), reveló la ausencia de estudios directamente sobre el objeto investigado. Sin embargo, se identificaron elementos convergentes que permitieron establecer paralelismos con el tema. El estudio refuerza la importancia del estado del arte para dar visibilidad a investigaciones relevantes y ampliar las discusiones, especialmente en el campo de la memoria y la educación.

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Biografía del autor/a

Irlandia Ponte Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UESB - BA (2024). Mestra em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED - UESB -BA (2021/2022). Membro Pesquisadora do Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação (NUAMSEE - CNPQ) - UESB. Possui Especialização em: Sociedade, Espaço e Meio Ambiente e Especialização em Gestão Escolar. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Possui graduação em Pedagogia; Formação em Magistério pelo Centro Educacional de Barra do Choça - BA . Professora efetiva do Município de Barra do Choça - BA desde 1996. Possui experiência docente nos anos iniciais e nos anos finais do Ensino Fundamental. Possui experiência como Coordenadora Pedagógica dos anos finais e iniciais . Atuou como Diretora da Escola Municipal João Batista Figueiredo e Centro Educacional Manuel Ramos no Município de Barra do Choça. Professora dos anos finais do ensino fundamental (Geografia). Atualmente, professora de Geografia no Centro Educacional de Barra do Choça - Ba.

Nereida Maria Maria Santos Mafra De Benedictis, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Memória, Linguagem e Sociedade. Mestrado em Ciências Sociais . Atualmente é professora Titular do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UESB. Tem experiência na área de Ensino de Geografia, Memória e Geografia social de mulheres. Líder do NUAMSEE - Grupo de Pesquisa Núcleo de Análise em Memória Social, Espaço e Educação e membro pesquisadora do GESCOM e GRUPEG. https://orcid.org/0000-0001-9257-3487

Citas

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Publicado

2024-12-30

Cómo citar

PONTE LIMA, I.; MARIA SANTOS MAFRA DE BENEDICTIS, N. M.; DIAS DE ALMEIDA, V. Estado del arte: un recurso metodológico para la investigación en memoria y educación – un estudio de caso. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 14, p. 106–126, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/22505. Acesso em: 7 ene. 2025.