Os mapas nos livros didáticos de História: uma análise a partir da temática das grandes navegações e da conquista da América
Palavras-chave:
Ensino de História, Livro Didático, CartografiaResumo
O presente artigo relata parte de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) e pretende analisar as maneiras como os mapas são utilizados nos livros didáticos da disciplina. Para tanto, inicialmente tecemos algumas breves reflexões acerca do livro didático de História para, em seguida, questionarmos a presença e as funções da cartografia dentro desse artefato da cultura escolar. Partimos, para tanto, de uma percepção, baseada na prática docente, de que os mapas são recursos imagéticos muito presentes dentro de tais obras. Nossa hipótese, no entanto, foi a de que eles geralmente são apresentados de maneira ilustrativa e pouco crítica, empobrecendo as oportunidades de trabalho às quais poderiam ser submetidos.
Downloads
Referências
Livros didáticos analisados:
APOLINÁRIO, Maria Raquel (Ed.). Projeto Araribá História. São Paulo: Moderna, 2014.
AZEVEDO, Gislaine; SERIACOPI, Reinaldo. Projeto Teláris: História. São Paulo: Ática, 2015.
BERUTTI, Flávio. História para nosso tempo. Curitiba: Positivo, 2015.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania. São Paulo: FTD, 2015.
BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2015.
CAMPOS, Flavio de; CLARO, Regina; DOLHNIKOFF, Miriam. História nos dias de hoje. São Paulo: Leya, 2015.
COTRIM, Gilberto; RODRIGUES, Jaime. Historiar. São Paulo: Saraiva, 2015.
MOCELLIM, Renato; CAMARGO, Rosiane de. Projeto Apoema história. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. Vontade de saber história. São Paulo: FTD, 2015.
RIBEIRO, Vanise Maria; ANASTASIA, Carla Maria Junho. Piatã: História. Curitiba: Positivo, 2015.
SANTIAGO, Pedro; PONTES, Maria Aparecida; CERQUEIRA, Célia. Integralis história. São Paulo: IBEP, 2015.
VAINFAS, Ronaldo; FARIA, Sheila de Castro; FERREIRA, Jorge; CALAINHO, Daniela Buono. História.doc. São Paulo: Saraiva, 2015.
VAZ, Maria Luísa; PANAZZO, Silvia. Jornadas.hist. São Paulo: Saraiva, 2012.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, José Bruno. Projeto Mosaico: História. São Paulo: Scipione, 2015.
Bibliografia:
ABUD, Katia Maria. O livro didático e a popularização do saber histórico. In: SILVA, Marcos A. da (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1984. p.81-87.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
BUENO, João Batista G. Imagens visuais em livros didáticos de História. Resgate. Vol.XIX, n.22, jul./dez.2011.
CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação. ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, p.5-24, abr./2002.
MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ. (Online). Porto Alegre, v.20, n.50. Set./dez., 2016, p.119-138.
OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2010. p.15-42.
RODRIGUES, André Figueiredo. Os usos da cartografia nos livros didáticos. Navigator, v.02, n.04, 2006.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004.
SELBACH, Simone (Supervisão Geral). Geografia e Didática (Coleção Como Bem Ensinar). Petrópolis: Vozes, 2010.
STRÖHER, Carlos Eduardo. Aprendendo com imagens: a função das fontes visuais nos livros didáticos de História. Aedos, n.11, v.04, set/2012.
VESENTINI, Carlos Alberto. Escola e livro didático de História. In: SILVA, Marcos A. da (Org.). Repensando a história. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1984. p.69-80.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiano Arndt Araújo Pykosz de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.