Os cursos de licenciaturas em tempos de expansão via a mercantilização do ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Expansão da educação superior. Mercantilização. Cursos de Licenciatura

Resumo

Este artigo trata sobre o aumento da quantidade de cursos de licenciatura e sua relação com a expansão via a mercantilização da educação superior no Brasil. Nesse sentido, buscou-se identificar as contradições que envolvem as políticas e programas educacionais para o ensino superior diante da abertura do capital em detrimento dos investimentos feitos nas Instituições de Ensino Superior - IES públicas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental (leis, decretos e portarias federais) e uma revisão bibliográfica com autores que tratam sobre o tema, a fim de subsidiar a análise dos dados estatísticos do censo do ensino superior 2022. Observou-se que os programas e políticas para a educação superior, como o PROUNI e o FIES, atuaram como mola propulsora do alargamento da oferta de vagas nas IES privadas. Assim, compreende-se que para romper com o processo de mercantilização da educação superior, e consequentemente das licenciaturas, será necessário mudança na estrutura e na superestrutura que erige a sociedade.

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Biografia do Autor

Magnara Moreira Santos Dias, Universidade do Sudoeste da Bahia UESB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Coordenadora pedagógica na REde Estaduala da Bahia.

Leila Pio Mororó, Universidade do Sudoeste da Bahia UESB

Docente Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia vinculada como efetiva ao Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do grupo de pesquisa NEFOP.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

SOUZA, E. C.; DIAS, M. M. S.; MORORÓ, L. P. Os cursos de licenciaturas em tempos de expansão via a mercantilização do ensino superior. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 14, p. 127–148, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/22582. Acesso em: 5 jan. 2025.