MESTRADOS PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: Políticas de implantação e desafios às perspectivas metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%25pPalavras-chave:
Mestrado ProfissionalResumo
Segundo o Parecer CNE/CES 0079/2002, o Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos voltados a qualificação dos profissionais - neste caso do profissional da educação - conferindo-lhe idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência e; como programa stricto sensu o diploma tem sua validade condicionada ao reconhecimento prévio do curso. Diante desta normativa, a área de Educação foi instigada a refletir sobre as possibilidades da implantação de Mestrados Profissionais como nova modalidade de formação e, esta provocação, mobilizou pesquisadores a compreender os “lugares” desta propositiva nos espaços acadêmicos. Assim, este artigo objetiva abordar sobre a normatização e legitimação dos Mestrados Profissionais (MP) no Brasil, bem como os desafios enfrentados à criação e efetivação dos Mestrados Profissionais na área da Educação (MPE). O texto, inicialmente, mostra a importância do Parecer CFE nº 977/65 de 03/12/1965, como marco referencial para a criação e consolidação da Pós-Graduação no Brasil às Portarias (nº 47 de 17 de outubro de 1995, nº 80, de 16 de dezembro de 1998, nº 7, de 22 de Junho de 2009 e, nº 17, De 28 de Dezembro de 2009), as quais esclarecem sobre implantação de MPs em todas as áreas de atuação. Também ilustraremos o cenário dos MPE, com início em 2009, através da proposta apresentada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), seguida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e, neste ano de 2016 totalizam 38 Programas distribuídos nas cinco regiões. Ainda neste escrito, sucintamente, refletimos acerca dos pressupostos metodológicos da Pesquisa Aplicada, os quais, no nosso entendimento, primeiro, se propõem deixar “legados” nos espaços educacionais como resultados de propositivas coletivas, elaboradas através de experiências, vivências, reflexões e ações, potenciais, entre os profissionais da educação das Universidades e de outros espaços escolares, em especial as escolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.