Localização dos acessos
Diretrizes para autores
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição deve ser original, inédita e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.
- Se o artigo estiver sendo enviado para um dossiê, os autores devem mencionar na submissão, no campo “Comentários ao Editor”, o nome do dossiê.
- Pelo menos um dos autores deve possuir titulação mínima equivalente ao Doutorado. Serão aceitas propostas de alunos de Programas de Pós-Graduação, desde que acompanhados de seus orientadores.
- Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores responsabilizando-se por informar as respectivas titulações, URL do Currículo Lattes, ORCID, afiliação institucional e resumo da biografia nos devidos campos.
Critérios de autoria
A seguir são descritas ações que podem ser creditadas aos autores, tendo como base o CRediT Authors e o International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE):
- Conceitualização (idealização do estudo, definição de perguntas e objetivos);
- Metodologia (delineamento metodológico da pesquisa);
- Gerenciamento de dados (gestão de dados e metadados, manutenção de dados para uso inicial e posterior);
- Coleta de dados (execução de experimentos e aplicação de procedimentos de coleta de dados, como formulários/entrevistas, por exemplo);
- Análise estatística (realização do delineamento estatístico);
- Análise de dados (interpretação dos resultados e atribuição de significado a partir de quadros teóricos pré-determinados);
- Captação de financiamento (busca de recursos financeiros);
- Administração do projeto (orientação, supervisão ou coordenação);
- Recursos (disponibilização de materiais, equipamentos e softwares);
- Software (programação, desenvolvimento de software; projeto de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes);
- Validação (responsabilidade pela avaliação da capacidade de reprodutibilidade da pesquisa);
- Preparação visual dos dados (organização visual, elaboração de tabelas, quadros e outros elementos gráficos);
- Escrita (redação do manuscrito original);
- Revisão (revisão crítica do manuscrito original e aprovação da versão a ser submetida).
No entanto, algumas dessas ações são obrigatórias para que um indivíduo obtenha o crédito de autor. Neste sentido, para ser considerado como tal é preciso ter realizado, pelo menos, uma das ações a seguir:
- Conceitualização (idealização do estudo, definição de perguntas e objetivos);
- Análise de dados (interpretação dos resultados e atribuição de significado a partir de quadros teóricos pré-determinados);
- Metodologia (delineamento metodológico da pesquisa);
- Administração do projeto (orientação, supervisão ou coordenação);
- Escrita (redação do manuscrito original);
- Revisão (revisão crítica do manuscrito original e aprovação da versão a ser submetida).
Essas informações devem estar presentes no item “Declaração de Autoria”, no documento Folha de Rosto.
Contribuições para agradecimento:
Pessoas ou instituições que tenham apoiado e colaborado para a realização da pesquisa, mas não atendem aos critérios de autoria, podem e devem ser agradecidas em campo específico no item “Declaração de Autoria”, no documento Folha de Rosto.
Contribuições de IA:
Informamos que a equipe editorial da PLURAIS não reconhece IA (Inteligência Artificial) como autoria de manuscritos. Entendemos que tal tecnologia pode contribuir em etapas específicas do processo de uma pesquisa/estudo, no entanto, todo e qualquer uso de IA durante os processos de criação e elaboração do manuscrito deve ser descrito pelos autores, no documento de Declaração de Autoria e Originalidade, sendo cada caso passível de análise. Os autores devem se responsabilizar pela veracidade do conteúdo da publicação e da sua relação com o uso de IA.
Ao declararem o “uso” ou “ausência do uso” de IA na elaboração da pesquisa/manuscrito, os autores devem descrever com detalhes se houve, ou não, contribuição desta tecnologia em cada uma das etapas listadas a seguir:
- Concepção: Descrever como foi o processo de utilização de IA durante a conceitualização do estudo, em caso afirmativo.
- Delineamento metodológico: Descrever se houve utilização de IA no processo metodológico.
- Dados: Descrever se houve utilização de IA durante a coleta e/ou interpretação dos dados.
- Elaboração do manuscrito: Descrever qual foi a etapa e como foi o uso, em casos de utilização de IA, durante o processo de elaboração do manuscrito (redação, revisão, tradução, etc.).
- Em caso de utilização de IA: Descrever qual foi o tipo de Inteligência Artificial usada (AI ou AI-assisted technology) e qual foi o motivo do uso.
Direitos autorais
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores, com gestão da Plurais Revista Multidisciplinar. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor, ouvido pelo Comitê Editorial Científico.
Princípios éticos para autores
- Participação: não aceitar compor a autoria de um artigo para o qual não contribuiu substancialmente em sua concepção, design, coleta de dados, análise, interpretação de dados, redação/elaboração, revisão crítica do conteúdo e aprovação final da versão para submissão e publicação;
- Comunicação: comunicar à equipe editorial qualquer incongruência, desde omissão/ocultação de autoria, até detalhes do manuscrito;
- Originalidade: os autores devem garantir que seus trabalhos sejam originais em sua totalidade e que o conteúdo essencial do manuscrito não tenha sido publicado previamente;
- Citação: os autores devem garantir que qualquer ideia não-própria presente em seus artigos esteja devidamente citada e referenciada, uma vez que o contrário caracteriza plágio, uma prática inaceitável;
- Verossimilhança: os autores devem garantir que as informações incluídas no corpo do texto são verdadeiras;
- Padrão de relato: pesquisas devem ter seus passos minuciosamente descritos para viabilizar sua replicação;
- Publicação única: o autor deve garantir que o manuscrito a ser publicado não está em processo ativo de publicação em outros periódicos;
- Transparência: divulgar possíveis conflitos de interesses financeiro ou material;
- Notificação: notificar a equipe editorial quando encontrar erros significativos/imprecisões em sua obra ainda no processo de editoração ou após sua publicação.
Arquivos
Template, declarações e autorizações em Português: Download AQUI.
Template, declarations and authorizations in Portuguese: Download HERE.
Plantilla, declaraciones y autorizaciones en portugués: Descargar AQUÍ.
Documentos a serem enviados no momento da submissão:
- Manuscrito Sem Identificação
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”, deve estar formatado de acordo com as normas de submissão e no template da revista.
Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituída por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.
- Folha de Rosto
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”.
- Declaração de Originalidade
Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo.
Documentos a serem enviados após recebimento de carta de aceite (após aprovação dos avaliadores):
- Termo de Autorização de Uso de Voz e Imagem
Esse documento deve ser enviado em formato PDF. É um documento individual, portanto, caso o artigo apresente mais de um autor, deve ser enviada quantidade correspondente ao número de autores, todos com seus respectivos dados pessoais e devidamente assinados.
- Vídeo para divulgação
Deve ser enviado por meio de link que direcione para a plataforma Google Drive, fornecendo a permissão de editor e permissão para download. O vídeo deve ser gravado na horizontal e ter entre 2 e 10 minutos, não sendo inferior e nem ultrapassando esse tempo.
Obs.: O conteúdo do vídeo deve ser exclusivamente sobre o conteúdo do artigo.
- Manuscrito aceito (revisado)
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores. As alterações devem estar destacadas em amarelo.
- Carta de alterações
Nesse documento, os autores devem apontar como procederam para incorporar cada uma das considerações dos avaliadores; ou justificar a não adequação.
Normas de submissão
A equipe editorial da Plurais preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download e a impressão antes de continuar a leitura desta seção, já que se trata de ferramenta a ser utilizada durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.
Os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem a submissão em nossa revista. Depois, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões Online, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.
Em seguida, selecionar o idioma de submissão, ou seja, o idioma no qual o manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção à qual deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.
O(s) autor(es) deve(m), então, adicionar os arquivos a serem enviados, certificando-se de que o manuscrito tenha seguido as seguintes instruções:
- Preparação do manuscrito
Após o cadastro, o autor deverá realizar o download do Template da revista
Template, declarações e autorizações em Português: Download AQUI.
Template, declarations and authorizations in Portuguese: Download HERE.
Plantilla, declaraciones y autorizaciones en portugués: Descargar AQUÍ.
Título |
Deve estar presente nos idiomas português, espanhol e inglês. |
Nome do(s) autor(es) |
Deve constar conforme o(s) autor(es) desejam que seja publicado. |
Afiliação institucional |
Instituição (SIGLA), Cidade – Estado (SIGLA) – País. Resumo sobre o autor (CARGO E DEPARTAMENTO). URL do ORCID. E-mail. |
Resumo |
O texto do resumo deve estar formatado da seguinte forma: (I) Fonte Times New Roman; (II) Tamanho 12pts; (III) Alinhamento justificado; (IV) Espaçamento entre linhas simples e sem recuos; (V) Até 150 palavras. |
Palavras-chave |
Use até 05 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto. Devem ser padronizadas de acordo com os tesauros: Thesaurus Brasileiro de Educação, no Thesaurus de Educação da Unesco (IBE Education Thesaurus) ou Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos. |
Resumen |
El texto del resumen debe tener el siguiente formato: (Y) Fuente Times New Roman; (II) Tamaño 12pts; (III) Alineación justificada; (IV) Interlineado simple sin sangría; (V) Hasta 150 palabras. |
Palabras-clave |
Utilice hasta 05 (cinco) palabras clave, separándolas con punto final. |
Abstract |
The text of the abstract must be structured as follows: (I) Times New Roman font; (II) Size 12pts; (III) Justified alignment; (IV) Simple spacing between lines; (V) Maximum of 150 words. |
Keywords |
Use up to 05 (five) keywords, separating them with a dot. |
Introdução |
Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado. |
Citações |
Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018). - Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. - Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. |
Figuras |
As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. |
Tabelas |
As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela. |
Quadros |
Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. |
Referências |
Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018; As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda. |
Os documentos a serem anexados são:
1) Manuscrito sem identificação;
2) Folha de Rosto;
3) Declaração de Autoria e Originalidade;
Uma vez enviados os arquivos, o próximo passo é inserir os metadados do artigo e dos autores, cadastrando o título e subtítulo do artigo, bem como seu resumo nos três idiomas; dados do(s) autor(es), incluindo resumo da biografia e links do lattes e ORCID; cadastro de palavras-chave também nos três idiomas e inclusão de referências bibliográficas. Após a verificação de todo o conteúdo preenchido, o(s) autor(es) deve(m) confirmar o processo, clicando em “Finalizar Submissão”.
Obs.: As seguintes precauções devem ser tomadas pelos autores ao submeterem um manuscrito:
- Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções, no Mac) > Opções de Segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.
- Em PDFs, também remover o nome dos autores das Propriedades do Documento, em Arquivo, no menu principal do Adobe Acrobat.
- Devem ser excluídas do texto todas as informações que identifiquem a autoria do trabalho. O nome dos autores deve ser substituído por “AUTOR”. Se houver autocitações, substituir por “(AUTOR, ANO)” e nas referências incluir como: “Autor. Ano.”. Também devem ser removidas informações como: nomes de grupos de pesquisa e nome das instituições. Substituir estas informações pela expressão: “[eliminado para efeitos de revisão por pares]”.
Versões do manuscrito
- Manuscrito original do autor: qualquer versão anterior à submissão.
- Manuscrito submetido pelo autor: versão submetida para ser considerada para publicação. Este documento deve estar sem identificação, pois será enviado para avaliação por pares.
- Manuscrito ressubmetido: manuscrito revisado pelos autores após a avaliação por pares e enviado novamente para avaliação.
- Manuscrito aceito: versão aceita para publicação a ser enviada para edição de texto. Já é uma versão revisada pelos autores. As informações que foram eliminadas para efeitos de avaliação por pares devem ser inseridas novamente nesta versão.
- Prova: versão do manuscrito que passou pela edição de texto (revisão, tradução, formatação e normalização) e é disponibilizada para os autores para verificação e aprovação para publicação.
- Manuscrito publicado: versão publicada do manuscrito no site da revista.
As versões “manuscrito submetido pelo autor”, “manuscrito ressubmetido”, “manuscrito aceito” e “prova” são confidenciais e, em hipótese alguma, poderão ser compartilhadas com terceiros. Estas versões deverão permanecer de acesso apenas para os envolvidos diretamente no fluxo editorial: editores, autores e, quando necessário, avaliadores.
Norma ABNT
Introdução
Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.
Citações
Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023.
- Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. Exemplo: Segundo Sobrenome (ANO, p. 00-00) “[...] x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x”.
- Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. Exemplo:
x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x xx x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x x (SOBRENOME, ANO, p. 00-00).
Figuras
As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. Exemplo:
Tabelas
As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:
Tabelas
Quadros
Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. Exemplo:
REFERÊNCIAS
(Seguir as normas ABNT – NBR 10520 e NBR 6023)
As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda.
Exemplo de referências
Livro
BRAZÃO, J. P. G.; DIAS, A. F. Diversidade sexual e de gênero na academia. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022.
E-book
CASAGRANDE, E. E.; BUENO, G. W.; SANTOS, D. F. L.; MACHADO, L. (org.). Empreendedorismo na prática: Conexões entre ciência, mercado e sociedade. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2022. E-book.
Capítulo de livro
SANTOS CRUZ, J. A.; BIZELLI, T. V.; BIZELLI, J. L. Gestão educativa e tecnologias digitais. In: BIZELLI, J. L.; BIZELLI, T. V.; SANTOS CRUZ, J. A. (org.). Educação Escolar em Ibero-América: 15 anos de trajetória. Bauru, SP: Editora Ibero-Americana de Educação, 2021.
Artigo de periódico
MENEZES-RODRIGUES, F. S.; ERRANTE, P. R.; LIMA, R. Y.; DO CARMO, A. de O.; SILVA, E. F.; GEHRKE, F.; CARVALHO, D. S.; TIKAZAWA, E. H.; FERRAZ, R. R. N.; CARICATI-NETO, A.; TAHA, M. O. Vantagens da utilização do método de aprendizagem baseada em problemas (mapb) em cursos de graduação na área da saúde. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 340–353, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.11660. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11660. Acesso em: 14 mar. 2023.
Evento
CRUZ, J. A. S.; BIZELLI, J. L.; VARGAS, T. C.; SILVA, C. B. Inovação e conhecimento na educação: formando atores para o século XXI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 42., 2019. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2019. p. 1-12.
Tese, Dissertação e Monografia
SANTOS CRUZ, J. C. Gestão do conhecimento e gestão editorial: Qualificadores da avaliação de periódicos da área de educação. Orientador: José Luís Bizelli. 2020. 282 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2020.
Autor institucional, legislação e jurisprudência
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccovil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 1 jan. 2022.
BRASIL. Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 139, n. 8, p. 1-74, 11 jan. 2002. PL 634/1975.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal (2. Turma). Recurso Extraordinário 313060/SP. Leis 10.927/91 e 11.262 do município de São Paulo. Seguro obrigatório contra furto e roubo de automóveis. Shopping centers, lojas de departamento, supermercados e empresas com estacionamento para mais de cinqüenta veículos. Inconstitucionalidade. Recorrente: Banco do Estado de São Paulo S/A – BANESPA. Recorrido: Município de São Paulo. Relatora: Min. Ellen Gracie, 29 de novembro de 2005. Lex: jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, São Paulo, v. 28, n. 327, p. 226-230, 2006.