MESTRADO PROFISSIONAL Crônica de uma Morte Anunciada...

Autores

  • José Eustáquio Romão Universidade Nove de Julho
  • Jason Ferreira Mafra Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25p

Palavras-chave:

Mestrado Profissional. Identidade Acadêmica. Pesquisa e intervenção. Epistemologia.

Resumo

Este trabalho tem como objeto de reflexão a identidade histórica do Mestrado Profissional em Educação, à luz do conceito de corporativização, de Carrol Quigley, e dos conceitos de ontologia (com aspas) e epistemologia (com aspas), em Paulo Freire. O universo de análise refere-se ao contexto da pós-graduação brasileira em Educação, especialmente o período da segunda década do século XXI, com destaque para as discussões em torno da pertinência dessa modalidade de pós-graduação e sua constituição histórica no âmbito da academia. Tomando por base a pesquisa bibliográfica e a experiência dos autores deste estudo, seja na formulação de proposta de curso, seja na gestão e atuação docente em programa dessa modalidade, o estudo revela que, paralelamente ao debate acadêmico, o Mestrado Profissional em Educação, enquanto modalidade nova de stricto sensu, tem construído sua identidade muito mais no processo histórico percorrido pelos programas do que a partir de concepções prévias emergidas nas discussões e concepções previamente realizadas no momento inicial ou que antecede a constituição desse campo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eustáquio Romão, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela USP; Diretor-Fundador do Instituto Paulo Freire; Professor e Diretor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE); Conselheiro do Conselho Nacional de Educação.

Jason Ferreira Mafra, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação pela USP; Professor e Diretor do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE); membro do Conselho Internacional do Instituto Paulo Freire.

Downloads

Publicado

2016-08-29

Como Citar

ROMÃO, J. E.; MAFRA, J. F. MESTRADO PROFISSIONAL Crônica de uma Morte Anunciada... Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n. 2, 2016. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2685. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático