MESTRADO PROFISSIONAL Crônica de uma Morte Anunciada...
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n2.%25pPalabras clave:
Mestrado Profissional. Identidade Acadêmica. Pesquisa e intervenção. Epistemologia.Resumen
Este trabalho tem como objeto de reflexão a identidade histórica do Mestrado Profissional em Educação, à luz do conceito de corporativização, de Carrol Quigley, e dos conceitos de ontologia (com aspas) e epistemologia (com aspas), em Paulo Freire. O universo de análise refere-se ao contexto da pós-graduação brasileira em Educação, especialmente o período da segunda década do século XXI, com destaque para as discussões em torno da pertinência dessa modalidade de pós-graduação e sua constituição histórica no âmbito da academia. Tomando por base a pesquisa bibliográfica e a experiência dos autores deste estudo, seja na formulação de proposta de curso, seja na gestão e atuação docente em programa dessa modalidade, o estudo revela que, paralelamente ao debate acadêmico, o Mestrado Profissional em Educação, enquanto modalidade nova de stricto sensu, tem construído sua identidade muito mais no processo histórico percorrido pelos programas do que a partir de concepções prévias emergidas nas discussões e concepções previamente realizadas no momento inicial ou que antecede a constituição desse campo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.