O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE: o professor reflexivo na perspectiva de diferentes estudiosos

Autores

  • Tainan Amorim Santana Correio Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Maria Inêz Oliveira Araújo Correio Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.60-77

Palavras-chave:

Mestrado Profissional, Professor Reflexivo, Prática Docente

Resumo

O mestrado profissional é uma modalidade referente à formação continuada stricto sensu, voltada para um público que trabalha, ou seja, para profissionais que querem aprimorar seus conhecimentos. O mestrado profissional da área educativa apresenta entre uma de suas preocupações, contribuir para a formação do professor reflexivo, no qual refletir, mudar e melhorar a sua prática é seu maior foco. Assim, o presente trabalho objetiva conhecer algumas ideias dos estudiosos Jonh Dewey, Donald Schön e Paulo Freire a respeito do que seja o professor reflexivo. Por fim, percebe-se a importância de formar docentes que sejam capazes de pensar e repensar sua prática, sempre buscando construir um ambiente de diálogo e contribuir para a formação crítica dos alunos.

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Biografia do Autor

Tainan Amorim Santana Correio, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora do curso de Biologia da Universidade Federal Rural da Amazônia. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática; Doutoranda em Educação (UFS).

Maria Inêz Oliveira Araújo Correio, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada III da Universidade Federal de Sergipe. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Ambiental do estado de Sergipe - GEPEASE e pesquisadora da Sala Verde na UFS. Coordenadora do Projeto Licenciatura em Pedagogia no PIBID.

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Publicado

2018-09-13

Como Citar

CORREIO, T. A. S.; CORREIO, M. I. O. A. O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E A PRÁTICA DOCENTE: o professor reflexivo na perspectiva de diferentes estudiosos. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 2, p. 60–77, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n2.60-77. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5306. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios