DIFERENÇA E FRONTEIRA – Emergência(s) da Educação – das/nas culturas contemporâneas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.164-188

Palavras-chave:

Diferenças, Fronteiras, Biogeografias, Educação, Arte, História

Resumo

Diferença e Fronteira são dois conceitos em bastante evidência na contemporaneidade. O primeiro porque se estabelece pelas diferenças que constroem fronteiras; o segundo porque faz emergir fronteiras onde existem diferenças. Redundâncias à parte, a ideia é discutir, ainda que sem tomar fronteiras e diferenças como separações modernas, mas a partir de aproximações para os sujeitos da contemporaneidade, que as diferenças coloniais e as fronteiras epistemológicas são exterioridades biogeográficas que extrapolam as interioridades do pensamento moderno europeu ou ao capitalismo pós-moderno estadunidense. Como objetos para a argumentação tomaremos, a partir dos conceitos de diferenças coloniais e fronteiras epistemológicas, exterioridades (MIGNOLO, 2003; 2015) e biogeografias (BESSA-OLIVEIRA, 2016), da “representação” do indígena no livro didático nas aulas de Arte, da “implementação” da Lei que obriga o ensino da cultura e história africanas na educação brasileira, da “relação” que se estabelece entre professores e estudantes nas aulas de Arte e, por último, da discussão que aborda a ideia de que as diferenças e as fronteiras somente existem na contemporaneidade porque essas são tratadas de perspectivas modernas e/ou, no máximo, pós-modernas pelos próprios sujeitos da educação contemporânea. Discutir tudo isso, ainda que num espaço que não quer esgotar todas as questões listadas, é promover uma abordagem epistêmica outra nos currículos dos conceitos de diferença e fronteira sem se inscrever em lugares até hoje tomados, por exemplo, pela educação que está posta nas escolas e nas sociedades contemporâneas em que as salas de aulas são espaços onde as diferenças fazem emergir, cada vez mais, fronteiras diárias.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Bessa Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq. ORCID iD - http://orcid.org/0000-0002-4783-7903. Email: marcosbessa2001@gmail.com

Gilmara de Souza Brito, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Mestre pelo PROFEDUC – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação – pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2010). Leciona na rede Estadual de Ensino e membro do Grupo de Pesquisa NAV(r)E. ORCID iD - https://orcid.org/0000-0002-7093-2618 Email: profgilmarabrito@hotmail.com

Maila Indiara do Nascimento, Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier na cidade de Antônio João

Licenciada em Artes Visuais pelas Faculdades MAGSUL. Especialista em Educação Musical – UCAM Prominas. Especialista em História e Cultura dos Povos Indígenas – UFMS. Mestre pela UEMS no PROFEDUC. Professora de Arte atuante na rede estadual de ensino na Escola Estadual Pantaleão Coelho Xavier na cidade de Antônio João, MS. ORCID iD - https://orcid.org/0000-0002-6252-3945 E-mail: mailartes@gmail.com

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Publicado

2020-06-28

Como Citar

OLIVEIRA, M. A. B.; BRITO, G. de S.; NASCIMENTO, M. I. do. DIFERENÇA E FRONTEIRA – Emergência(s) da Educação – das/nas culturas contemporâneas. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 4, n. 1, p. 164–188, 2020. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n1.164-188. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/6122. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos/Ensaios