EDITORIAL

Autores

  • Tânia Regina Dantas Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Liége Maria Sitja Fornari Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%25p

Resumo

O número temático 41 da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade explora um tema complexo e atual que se impõe ao debate acadêmico na contemporaneidade,
abarcando o campo da neurociência cognitiva na área educacional. Oportunamente, esta publicação põe em destaque a relevância desse tema para a área de formação inicial e
continuada de professores e, ainda, evidencia a necessidade de se incrementar a pesquisa nesse campo de conhecimento que possa contribuir decisivamente, dentre outros aspectos,
para incluir esta discussão nas matrizes curriculares e fortalecer a prática pedagógica.
O tema da cognição e da natureza da aprendizagem humana não é recente, tendo desafiado diversos pensadores desde a Grécia antiga. Entretanto, foi o surgimento da ciência cognitiva que proporcionou o aprofundamento dos principais temas desse novo campo, como a natureza da relação mente-cérebro, da linguagem e da mente, as pesquisas em inteligência artificial e as contribuições desse conhecimento para as novas formas de cognição.

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Biografia do Autor

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Professora Titular B da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1972) , Mestrado em Ciências da Educação pela Université de Paris VIII - França (1981), Mestrado em Didática e Organização Escolar pela UAB- Espanha (2004) e Doutorado em Educação pela Universidad Autonóma de Barcelona (UAB) - Espanha, em 2009, Especialista em Educação de Jovens e Adultos.Especialista em Planejamento de Recursos Humanos pela Universidade de Paris I- IEDES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: formação de professores, educação e alfabetização de adultos, educação do jovem trabalhador, desenvolvimento sustentável, formação continuada de professores, planejamento de recursos humanos e avaliação educacional. Integrante do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) na ANPED. Membro do Fórum EJA Bahia desde 2000. Representante nato do Conselho Superior de Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UNEB. Membro do Fórum de Coordenadores do Programa de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) na ANPED. Pesquisadora sobre Memória da Educação, Autobiografia como estratégia de pesquisa, formação de professores, Formadora em Programas sobre Alfabetização e Educação de Adultos. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação e Educação e Contemporaneidade- PPGeduc. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos-Mestrado Profissional em EJA do Departamento de Educação- Campus I da UNEB.

Liége Maria Sitja Fornari, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em História. Possui Especialização em Filosofia Contemporânea. Possui Especialização em História do Brasil. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, memória, experiência, subjetividade, práticas formativas, formação humana, processos formativos e elaboração de artigo.

Como Citar

DANTAS, T. R.; FORNARI, L. M. S. EDITORIAL. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 41, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/818. Acesso em: 29 mar. 2024.

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