FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EJA:UMA EXPERIÊNCIA PIONEIRA NA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%25pResumen
Trata-se de um trabalho de pesquisa em que se destaca a especificidade da educação de jovens e adultos, se analisa a formação docente com base em diversos autores, apoiada em uma literatura atual e pertinente acerca da temática estudada, se justifica a criação de um curso de especiali-zação em EJA no âmbito de uma Universidade Estadual. Objetivando discutir a formação docente, o papel do profes-sor e a especificidade da EJA, apresentam-se algumas reflexões sobre o percurso formativo, críticas e sugestões para a melhoria da qualidade do ensino e da formação dos educadores. Utiliza-se de uma metodologia que privilegia a indução, em uma abordagem qualitativa, realizando uma análise retrospectiva sobre os avanços e os recuos da pro-posta educacional. Como ponto culminante, à guisa de conclusão, reforça a importância da qualificação do educador propondo cursos em nível de pós-graduação, ações afirma-tivas e a revisão das políticas públicas no campo da EJA.
Descargas
Citas
ANGELIM, Maria. Extensão como espaço de formação de educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio
(Org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006.p. 259-279.
ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2002.
BAHIA. Plano Estadual de Educação da Bahia. Salvador: Secretaria de Educação/SEC, 2006.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia crítica do campo científico. São Paulo: Editora
UNESP, 2004.
______. A produção da crença: contribuição para uma economia dos bens simbólicos. São Paulo: Zouk, 2003.
BRASIL. Mapa do analfabetismo no Brasil. Brasília: INEP, 2001.
DANTAS, Tânia. Proposta do Curso de Especialização em Educação Básica de Jovens e Adultos. Salvador: UNEB/
Departamento de Educação-Campus I, 1998.
DELORS, Jacques. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO sobre Educação para o século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2001.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 1997.
DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos na nova LDB. São Paulo: CEDI (paper). Apresentado no
Simpósio Nacional sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Rio de Janeiro, 1991.
ESTEVE, José Manuel. El malestar docente. Barcelona: Paidós, 2000.
FLECHA, Ramón. Educación de personas adultas: propuesta para los años noventa. Madrid: Roure Editorial, 1990.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GARCÍA CARRASCO, Joaquín (Coord.). Educación de adultos. Madrid: Editorial Ariel Educación, 1997.
HADDAD. Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Satisfação das necessidades básicas de aprendizagem de jovens e
adultos no Brasil: contribuições para uma avaliação da década da Educação para Todos. Texto subsidiário à exposição realizada no I Seminário Nacional sobre Educação para Todos: implementação de compromissos de Jontiem
no Brasil. Brasília, DF: MEC, 1999.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2004.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução de Leoneide Duarte e Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,1997.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Instituto de Inovação Educacional. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
PAIVA, Jane. Educação de jovens e adultos: questões atuais em cenário de mudanças. In: BARBOSA, I.; PAIVA J (Org.). Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
______. Concepções e movimentos pela formação de pedagogos para a Educação de Jovens e Adultos na Faculdade
de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. In: SOARES, Leôncio. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 45-66.
POPKEWITZ, Thomas. Elementos para el estudio de la reforma educativa y la formación del profesorado. Barcelona:
Universitat de Barcelona, 1995.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores
e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p. 77-91.
SOARES, Leôncio. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação de jovens e adultos. Rio de Janeiro: DP&A,2002. p.45-71.
______. Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica/SECAD-MEC/UNESCO, 2006.
______; GIOVANETTI, Maria; GOMES, Nilma (Org.). Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão
de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.
TELLERI, Fausto (Org.). Il metodo Paulo Freire. Nuove tecnologie e sviluppo sostenible. Bolonha: CLUEB,2002.
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017