A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154Palavras-chave:
Formação de professores, Pesquisa, CampoResumo
O propósito deste artigo é discutir o campo de pesquisa sobre formação de professores. Para tal, o autor procurou responder as seguintes questões: Como se constituiu o campo de pesquisa sobre formação de professores no Brasil e no mundo? Como ele se consolidou como tal? Quais as principais modificações ocorridas nesse campo em termos de temáticas e metodologias de pesquisa? Quais são os atuais focos de investigação desse campo? Quais as principais críticas e os problemas enfrentados por ele desde o seu surgimento? Quais as recomendações para que se aumente a qualidade das pesquisas sobre formação de professores e, por via de consequência, que o campo se fortaleça? Ainda que se trate de um campo de pesquisa relativamente novo na área de Educação, a formação de professores vem se desenvolvendo muito rapidamente. Tal crescimento coloca desafios para esse campo em termos da qualidade de suas produções acadêmicas.
Downloads
Referências
AMARAL, Ana Lúcia. A adjetivação do professor: uma identidade perdida? In: VEIGA, I. P. A; AMARAL, Ana Lúcia (Org.). Formação de professores: políticas e debates. Campinas: Papirus, 2002. p. 131-154.
ANDRÉ, Marli (Org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006.
______. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, n. 15, p. 43-59, jan./jul. 2007.
______. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009.
ANDRÉ, Marli; ROMANOWSKI, Joana. Estado da arte sobre a formação de professores nas dissertações e teses dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras (1990-1996). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22., 1999, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999. 1 CD-ROM.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983a. p. 122-55.
______. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983b.
______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 1990.
BRZEZINSKI, Iria (Org.). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: Ministério da Educação/INEP, 2006.
BRZEZINSKI, Iria; GARRIDO, Elsa. Estado da arte sobre a formação de professores nos trabalhos apresentados no GT 8 da ANPEd (1990-1998). In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 22., 1999, Caxambu, MG. Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 1999. 1 CD-ROM.
______. Os trabalhos do GT Formação de Professores, da ANPEd (1994-1998). In: ANDRÉ, Marli (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/INEP/Comped, 2006. p. 301-328.
CANDAU, Vera Maria. A formação de educadores: uma perspectiva multidimensional. Em Aberto, Brasília, v. 1, n. 8, p. 19-21, ago. 1982.
______ (Coord.). Novos rumos da licenciatura. Brasília: INEP, 1987.
DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto, PT: Porto, 1997.
FELDENS, Maria Graça Furtado. Pesquisa em educação de professores: antes, agora e depois? Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 26-44, abr./jun. 1983.
______. Educação de professores: tendências, questões e prioridades. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 13, n. 61, p. 16-26, nov./dez. 1984.
FONTANA, Roseli Cação. Como nos tornamos professoras? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto: o processo de construção da identidade racial de professoras negras. Belo Horizonte: Mazza, 1995.
LANIER, Judith; LITTLE, Judith. Research on teacher education. In: Wittrock, Merlin. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3th ed. New York: Mcmillian, 1986. p. 527-569.
LELIS, Isabel Alice. Do ensino de conteúdos aos saberes do professor: mudança de idioma pedagógico? Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, p. 43-58, abr. 2001.
LÜDKE, Menga. Avaliação institucional: formação de docentes para o ensino fundamental e médio – as licenciaturas. Série Cadernos CRUB, Rio de Janeiro, v. 1, n. 4, p. 5-96, maio 1994.
MARCELO, Carlos. Lineas de investigación en formación del profesorado. In: ______. Introducción a la formación del profesorado: teoría y métodos. Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla, 1989. p. 79-107.
MELLO, Guiomar Namo de. et al. As atuais condições de formação do professor de 1º grau: algumas reflexões e hipóteses de investigação. Em Aberto, Brasília, v. 1, n. 8, p. 1-11, ago. 1982.
NÓVOA, Antonio (Org.). Profissão professor. Porto, PT: Porto, 1991.
______. Vida de professores. Porto, PT: Porto, 1992.
______ (Org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa, PT: Dom Quixote, 1997a.
______. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, Ivani, (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. 2. ed. Campinas: Papirus, 1997b. p. 29-41.
PECK, Robert; TUCKER, James. Research on teacher education. In: TRAVERS, Robert. (Org.). Handbook of research on teaching. 2th ed. Chicago: Rand MacNally, 1973. p. 940-978.
SANTOS, Lucíola Licínio. Problemas e alternativas no campo da formação de professores. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 72, n. 172, p. 318-334, 1991.
______. Formação de professores e qualidade do ensino. In: Escola básica. Campinas: Papirus, 1992. p. 137-146. (Coletânea CBE).
______. Formação do(a) professor(a) e pedagogia crítica. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 17-27.
SILVA, Tomaz Tadeu da. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
ZEICHNER, Keneth. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, set./dez. 1998.
______. The new scholarship in teacher education. Educational Researcher, v. 28, n. 9, p. 4-15, 1999.
______. A research agenda for teacher education. In: COCHRAN-SMITH, Marylin; ZEICHNER, Kenneth (Ed.). Studying teacher education: the report of the AERA panel on research and teacher education. London: Lawrence Erlbaum, 2005. p. 737-759.
______. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 13-40, ago./dez. 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017