A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154

Palavras-chave:

Formação de professores, Pesquisa, Campo

Resumo

O propósito deste artigo é discutir o campo de pesquisa sobre formação de professores. Para tal, o autor procurou responder as seguintes questões: Como se constituiu o campo de pesquisa sobre formação de professores no Brasil e no mundo? Como ele se consolidou como tal? Quais as principais modificações ocorridas nesse campo em termos de temáticas e metodologias de pesquisa? Quais são os atuais focos de investigação desse campo? Quais as principais críticas e os problemas enfrentados por ele desde o seu surgimento? Quais as recomendações para que se aumente a qualidade das pesquisas sobre formação de professores e, por via de consequência, que o campo se fortaleça? Ainda que se trate de um campo de pesquisa relativamente novo na área de Educação, a formação de professores vem se desenvolvendo muito rapidamente. Tal crescimento coloca desafios para esse campo em termos da qualidade de suas produções acadêmicas.

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Biografia do Autor

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Wisconsin. Professor Associado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro-fundador de dois núcleos de pesquisa na UFMG: o Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA)

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Publicado

2019-10-16

Como Citar

DINIZ-PEREIRA, J. E. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 22, n. 40, p. 145–154, 2019. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2013.v22.n40.p145-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445. Acesso em: 21 dez. 2024.