Os Desafios e potencialidades da área de Ciências da Natureza nas licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC) do Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p178-192Palavras-chave:
Educação do Campo; Ciências da Natureza; Licenciatura em Educação do Campo; Formação por área de conhecimentoResumo
O presente trabalho busca construir uma análise dos desafios e potencialidades na consolidação de coletivos de educadores, professores, na área de ciências da natureza nas licenciaturas em educação do campo da região sul do Brasil. Desta forma, buscamos organizar nossa exposição em três momentos distintos que perpassam ao histórico da constituição dos cursos de Educação do Campo a partir das políticas públicas educacionais como o PRONERA e PROCAMPO, contextualizando a construção e consolidação do coletivo de professores em ciências da natureza e dos cursos de educação do campo no Sul do Brasil. Na sequência do debate buscamos a compreensão teórica da constituição do ser docente na educação superior e consequentemente na licenciatura em educação do campo. A partir desta construção teórica buscamos apresentar as potencialidades e desafios da área de ciências da natureza nas licenciaturas em educação da UFPR, UFSC e UFRGS, debatendo o caminho para a consolidação de um coletivo de professores que trabalham as questões das ciências da natureza aliadas ao contexto camponês.
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Atualizado em 15/07/2017