Los Los desafíos y potencialidades del área de Ciencias Naturales en las LEDOCS del Sur de Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p178-192

Palabras clave:

Educação do Campo; Ciências da Natureza; Licenciatura em Educação do Campo; Formação por área de conhecimento

Resumen

El presente trabajo busca construir un análisis de los desafíos y potencialidades en la consolidación de colectivos de educadores, docentes, en el área de ciencias naturales en los grados en educación rural en la región sur de Brasil. De esta manera, buscamos organizar nuestra exposición en tres momentos distintos que recorren la historia de la constitución de cursos de Educación Rural basados ​​en políticas educativas públicas como PRONERA y PROCAMPO, contextualizando la construcción y consolidación del colectivo de docentes en ciencias naturales y cursos de educación rural en el sur de Brasil. Tras el debate, buscamos una comprensión teórica de la constitución del profesorado en la educación superior y, en consecuencia, en el campo de la educación en el campo. A partir de esta construcción teórica, buscamos presentar las potencialidades y desafíos del área de ciencias naturales en las carreras de grado en educación de la UFPR, UFSC y UFRGS, debatiendo el camino hacia la consolidación de un colectivo de docentes que trabajen con los temas de las ciencias naturales combinados con el contexto. granjero.

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Biografía del autor/a

Prof. Dr. Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

É professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor (2017) e mestre (2012) em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado em Física (2010). Coordena o Laboratório de Novas Tecnologias (LANTEC). Participa como membro dos grupos de pesquisa CEUCI (http://ceuci.ufsc.br/) e GEPECISC. É Membro da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Tecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de educadores, tecnologias e educação, educação em ciências da natureza, educação do campo. (Texto informado pelo autor)

Profª Drª Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Líder do Grupo SEMEIA- Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências da UFRGS. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e atualmente, diretora da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais/Ensino Fundamental/Ensino Médio) e no Ensino Superior. Principais interesses de pesquisa: Formação de professores de Ciências e Biologia, Educação do Campo e Ensino de Ciências, Docência no Ensino Superior. Esteve em licença-maternidade de junho de 2016 a janeiro de 2017. 

Publicado

2021-10-19

Cómo citar

MELZER, E. E. M.; BRICK, E. M. .; HOFFMANN, M. B. . Los Los desafíos y potencialidades del área de Ciencias Naturales en las LEDOCS del Sur de Brasil. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 61, p. 178–192, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p178-192. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10098. Acesso em: 16 jul. 2024.