INVESTIGANDO ESPAÇOS ESCOLARES DE LETRAMENTOS: A BIBLIOTECA E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Autores

  • Lúcia Helena Schuchter Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.
  • Adriana Rocha Bruno Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p187-195

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Laboratório de informática, Letramentos, Formação de professores

Resumo

Este artigo configura-se a partir de uma pesquisa, que buscou compreender como são utilizados a Biblioteca Escolar e o Laboratório de Informática, enquanto ambientes de produção de leitura, escrita e conhecimento. Buscou-se fundamentação teóricometodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, respaldada por Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O campo de pesquisa constituiu-se de duas escolas
situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação desenvolveu-se por meio de: (a) entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, uma professora responsável pelo laboratório de informática, três professores e duas coordenadoras pedagógicas; (b) análise documental; (c) observação; e (d) questionário. A pesquisa aponta a possibilidade de trabalhos integrados na biblioteca escolar, no laboratório de informática e na sala de aula, e mostra a necessidade da formação para o uso das tecnologias a toda comunidade escolar.

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Biografia do Autor

Lúcia Helena Schuchter, Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora.

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora. Membro do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR) desde 2009. Docente (Estágio docência) na disciplina Educação online: reflexões e práticas no Curso de Pedagogia (FACED/UFJF) a partir de 2013. Tutora da Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES/PROGRAD/ UFJF) entre 2013-2014.

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG).

Mestre e doutora em Educação: Currículo (PUCSP). Professora da Faculdade de Educação/PPGE/PPGP da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). Coordenadora de tutores a distância do Curso de Pedagogia (FACED-UFJF-UAB). Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede (GRUPAR/UFJF). Coordenou a Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior (CIAPES /PROGRAD/UFJF) entre 2011 a 2014.

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Como Citar

SCHUCHTER, L. H.; BRUNO, A. R. INVESTIGANDO ESPAÇOS ESCOLARES DE LETRAMENTOS: A BIBLIOTECA E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 23, n. 42, p. 187–195, 2014. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p187-195. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1040. Acesso em: 22 dez. 2024.