Presenças remotas
narrativas sobre as aulas inovadoras em tempos de distanciamento físico
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75Palavras-chave:
Aulas inovadoras, Aula remota, Narrativas, Círculo de cultura, Compreensão humanaResumo
O artigo trata das percepções de estudantes e de docentes, da pós-graduação e da graduação, sobre as aulas remotas desenvolvidas ao longo da pandemia COVID-19. Procurou-se compreender suas experiências em tempos tão diversos e por meio da Educação remota. A escuta desses atores foi registrada sob a forma de narrativas, e o objetivo foi captar de que maneira as mudanças com o digital foram vivenciadas e em que medida puderam se constituir em práticas inovadoras. O referencial teórico do pensamento complexo moriniano e da epistemologia crítico-dialética freiriana alicerçam a análise interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. Os dados coconstruídos sinalizam trajetos e experiências de estudantes que tiveram a oportunidade de interagir nas disciplinas por meio de plataformas online, em redes e por meio de recursos midiáticos, e de docentes que além de tais experiências com tecnologias digitais, inovaram suas práticas ao desenvolverem aulas integradas com outros docentes.
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Atualizado em 15/07/2017