Presenças remotas

narrativas sobre as aulas inovadoras em tempos de distanciamento físico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75

Mots-clés :

Aulas inovadoras, Aula remota, Narrativas, Círculo de cultura, Compreensão humana

Résumé

O artigo trata das percepções de estudantes e de docentes, da pós-graduação e da graduação, sobre as aulas remotas desenvolvidas ao longo da pandemia COVID-19. Procurou-se compreender suas experiências em tempos tão diversos e por meio da Educação remota. A escuta desses atores foi registrada sob a forma de narrativas, e o objetivo foi captar de que maneira as mudanças com o digital foram vivenciadas e em que medida puderam se constituir em práticas inovadoras. O referencial teórico do pensamento complexo moriniano e da epistemologia crítico-dialética freiriana alicerçam a análise interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. Os dados coconstruídos sinalizam trajetos e experiências de estudantes que tiveram a oportunidade de interagir nas disciplinas por meio de plataformas online, em redes e por meio de recursos midiáticos, e de docentes que além de tais experiências com tecnologias digitais, inovaram suas práticas ao desenvolverem aulas integradas com outros docentes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Adriana Rocha Bruno, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. Professora Associada do Depto. de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Pesquisadora de produtividade CNPq-02. Líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede – GRUPAR/CNPq. Membro de duas redes internacionais de pesquisa: REGIET (Red Internacional de Grupos de Investigación en Educación y Tecnología, UPM), COLEARN (Collaborative Open Learning, The Open University).

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutora e mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Pedagogia pela PUC-SP, com especialização em Informática pela UFPA. É Professora do Departamento de Fundamentos da Educação e atua como pesquisadora e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC/SP. São Paulo/SP, Brasil.

Références

BATISTA, Valter P. ; PESCE, Lucila. A formação continuada de professores em ambiente de cibercultura e suas demandas para as políticas públicas. In.: ALFERES, Marcia Ap (org). Qualidade e políticas públicas na educação 7. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2018.
BHABHA, Homi K. (2013). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG. Retrieved from http://site.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/42131612.pdf
BONILLA, Maria H., PRETTO, Nelson. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas. Revista Perspectiva. V 33. N. 02. 2015. Disponível pelo endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n2p499
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Trad. Marcos Domingues. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BRUNO, Adriana Rocha (2010). Travessias invisíveis: plasticidade, diferença e aprendizagem em redes rizomáticas de formação de adultos educadores nos ambientes online. In XV Endipe – Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, v. 2, pp. 171-196. Belo Horizonte, MG: Autêntica. Disponível em http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_3.PDF
_____. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. Tese de Doutorado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponivel em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/9974
_____. A Linguagem Emocional em Ambientes Telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Disponivel em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/22288/2/Adriana%20Rocha%20Bruno.pdf
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CORAZZA, Sandra M. DIDATICÁRIO DE CRIAÇÃO: AULA CHEIA, ANTES DA AULA. XVI ENDIPE - UNICAMP - Campinas - 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/13596444-Didaticario-de-criacao-aula-cheia-antes-da-aula.html
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Volume 9, Número 20. 2016. Disponivel pelo endereço: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872/2234
FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade – Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Revista Ideação, v. 10, n. 1, 1º sem. Foi elaborado e apresentado no ENCONTRO NACIONAL de DIDÀTICA e PRÀTICA de ENSINO - XIV- ENDIPE- Simpósio 46, 2008, Porto Alegre- RS. Disponível pelo endereço: file:///Users/adrianarochabruno/Downloads/INTERDISCIPLINARIDADE__TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf
FREIRE, Ana Maria. Inédito Viável. In.: STRECK, Danilo (Coordinador). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI (Organizadores) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
FREIRE Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
GATTI, Bernadete A., BARRETO, Elba (cords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível pelo endereço: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf
HESSEL, Ana Maria Di Grado. Formação online de gestores escolares: atitude interdisciplinar nas narrativas dos diários de bordo. Tese de doutorado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=139158
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Coleção: Experiência e Sentido.
Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MATURANA, Humberto, VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Trad. Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editorial Psy II, 1995.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson, 2007.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ROMÃO, José E. Aula. In.: STRECK, Danilo (Coord). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI (Orgs) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In. SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (orgs). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: WAK Ed., 2010.
STRECK, Danilo (Coordinador). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI. (Orgs) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.

Publié-e

2021-11-19

Comment citer

BRUNO, A. R.; HESSEL, A. M. D. G. Presenças remotas: narrativas sobre as aulas inovadoras em tempos de distanciamento físico. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 60–75, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11765. Acesso em: 22 nov. 2024.