Presenças remotas
narrativas sobre as aulas inovadoras em tempos de distanciamento físico
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p60-75Palavras-chave:
Aulas inovadoras, Aula remota, Narrativas, Círculo de cultura, Compreensão humanaResumo
O artigo trata das percepções de estudantes e de docentes, da pós-graduação e da graduação, sobre as aulas remotas desenvolvidas ao longo da pandemia COVID-19. Procurou-se compreender suas experiências em tempos tão diversos e por meio da Educação remota. A escuta desses atores foi registrada sob a forma de narrativas, e o objetivo foi captar de que maneira as mudanças com o digital foram vivenciadas e em que medida puderam se constituir em práticas inovadoras. O referencial teórico do pensamento complexo moriniano e da epistemologia crítico-dialética freiriana alicerçam a análise interpretativa das narrativas dos participantes da pesquisa. Os dados coconstruídos sinalizam trajetos e experiências de estudantes que tiveram a oportunidade de interagir nas disciplinas por meio de plataformas online, em redes e por meio de recursos midiáticos, e de docentes que além de tais experiências com tecnologias digitais, inovaram suas práticas ao desenvolverem aulas integradas com outros docentes.
Downloads
Referências
BHABHA, Homi K. (2013). O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG. Retrieved from http://site.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/42131612.pdf
BONILLA, Maria H., PRETTO, Nelson. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. Dossiê Tecnologias móveis na escola: tensões entre as políticas públicas e suas (re) configurações nas práticas. Revista Perspectiva. V 33. N. 02. 2015. Disponível pelo endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2015v33n2p499
BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Trad. Marcos Domingues. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BRUNO, Adriana Rocha (2010). Travessias invisíveis: plasticidade, diferença e aprendizagem em redes rizomáticas de formação de adultos educadores nos ambientes online. In XV Endipe – Didática e prática de ensino: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, v. 2, pp. 171-196. Belo Horizonte, MG: Autêntica. Disponível em http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_3.PDF
_____. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. Tese de Doutorado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. Disponivel em: https://tede.pucsp.br/handle/handle/9974
_____. A Linguagem Emocional em Ambientes Telemáticos: tecendo a razão e a emoção na formação de educadores. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002. Disponivel em: https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/22288/2/Adriana%20Rocha%20Bruno.pdf
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutemberg a Diderot. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
CORAZZA, Sandra M. DIDATICÁRIO DE CRIAÇÃO: AULA CHEIA, ANTES DA AULA. XVI ENDIPE - UNICAMP - Campinas - 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/13596444-Didaticario-de-criacao-aula-cheia-antes-da-aula.html
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). Volume 9, Número 20. 2016. Disponivel pelo endereço: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2872/2234
FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade – Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Revista Ideação, v. 10, n. 1, 1º sem. Foi elaborado e apresentado no ENCONTRO NACIONAL de DIDÀTICA e PRÀTICA de ENSINO - XIV- ENDIPE- Simpósio 46, 2008, Porto Alegre- RS. Disponível pelo endereço: file:///Users/adrianarochabruno/Downloads/INTERDISCIPLINARIDADE__TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf
FREIRE, Ana Maria. Inédito Viável. In.: STRECK, Danilo (Coordinador). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI (Organizadores) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
FREIRE Paulo. Pedagogia do oprimido. 2. edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2019.
GATTI, Bernadete A., BARRETO, Elba (cords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível pelo endereço: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/04/Professores-do-Brasil-impasses-e-desafios.pdf
HESSEL, Ana Maria Di Grado. Formação online de gestores escolares: atitude interdisciplinar nas narrativas dos diários de bordo. Tese de doutorado. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=139158
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Coleção: Experiência e Sentido.
Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
MATURANA, Humberto, VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Trad. Jonas Pereira dos Santos. Campinas: Editorial Psy II, 1995.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson, 2007.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
ROMÃO, José E. Aula. In.: STRECK, Danilo (Coord). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI (Orgs) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
SANTOS, Edméa. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In. SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (orgs). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: WAK Ed., 2010.
STRECK, Danilo (Coordinador). Euclides REDIN, Jaime José ZITKOSKI. (Orgs) Diccionario. Paulo Freire. Lima: CEAAL. 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017