CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13855276Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais, FísicaResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar as metodologias já utilizadas em sala de aula e apresentar o processo de construção e avaliação de uma tecnologia educacional baseada em realidade aumentada para o ensino de física, mais especificamente voltada para a temática de circuitos elétricos. Trata-se de um estudo metodológico, onde há a avaliação da tecnologia baseada em realidade aumentada por juízes especialistas. Para a construção da ferramenta foi-se utilizada a plataforma Metaverse Studio, trazendo como conteúdo Elementos de um circuito elétrico, Tipos de circuitos elétricos e Associação de resistores. A avaliação demonstrou expressiva receptibilidade entre os juízes, com apenas três ressalvas em relação à plataforma e ao conteúdo. Ao final do processo, pôde-se inferir que a ferramenta de realidade aumentada para o ensino de física construída e avaliada pelos juízes foi considerada relevante para incrementar o processo educativo.
Downloads
Referências
AZUMA, R. et al. Recent advances in augmented reality. Computer graphics and applications, IEEE, v. 21, n. 6, p.34-47, 2001.
BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.
CARVALHO, E. F. et al. As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática. Brazilian Journal of Development, v.7, n.1, p.3153–3169, 2021.
HERPICH, F. et al. Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n.25, p.68-77, 2020
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: conceitos, projeto e aplicações. Petrópolis: SBC- Sociedade Brasileira de Computação, 2007. p.4-10
LOPES, L. M. D.; VIDOTTO, K. N. S.; POZZEBON, E.; FARENHOF, H. A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revistas [online], v.35, 2019.
LYNN, M. R. Determination and qualification of contente validi-ty. Nursing Research, v.35, n.6, p.382-385, 1986.
MAGALHÃES, P. S. T. Realidade Aumentada aplicada ao processo de ensino/aprendizagem. Estudo de caso. Tese de Doutorado. Instituto Politecnico do Porto, Portugal, 2010.
MAGAÑA, J. B. A. Overpower: construção de um modelo de prototipagem para um jogo digital independente. Trabalho de conclusão de curso. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.
MELO, W. S; OLIVEIRA, P. J. F; MONTEIRO, F. P. M. et al. Guia de atributos da competência política do enfermeiro: estudo metodológico. Revista Brasileira de Enfermagem [online], v.70, n.3, p.526-534, 2017.
PASQUALI, L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasília: Editora UnB, 1997.
SILVA, M. Sala de aula interativa. 4 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 1998.
XAVIER, M. F. et al. A realidade aumentada e virtual como métodos de ensino. Brazilian Journal of Development, v.6, n.12, p.97362–97370, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Larissa Carlos Suzart, Suiane Costa Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.