FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS LACUNAS PRESENTES EM SEU PERCURSO FORMATIVO E POSSÍVEIS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Formação Inicial, Prática docente, Docência.

Resumo

A formação docente que se discute na formação inicial e continuada, trata de um processo formativo extenso e infindável, pois há sempre possibilidades de qualificar e aperfeiçoar as práticas de ensino dos professores. O presente estudo tem como objetivo, através das evidências científicas, elucidar as lacunas na formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas e, assim, apontar sugestões e possibilidades de minimização destas lacunas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. A amostra do material foi composta por sete (7) artigos, com recorte temporal de onze (11) anos, publicados de 2010 a 2020. Foi realizada uma análise descritiva. Neste estudo ainda foram apontadas algumas sugestões, porém, percebe-se que é necessário a realização de mais estudos focados na identificação das carências presentes nos cursos de formação inicial, para que sejam encontradas mais alternativas e possibilidades de melhorias no ensino a fim de cumprir o papel de suprir ou minimizar estas lacunas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Santana de Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Licenciada em Educação Física. Integrante do Núcleo Inter/Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Marroney de Santana Nery, Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Graduando do curso de Licenciatura em Educação Física. Participante do Núcleo Inter/transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde. Graduado em Segurança no Trabalho.

Suzana Alves Nogueira Souza, Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Doutora em Educação. Integrante do Núcleo de Educação Física e Esporte Adaptado.

Denize Pereira de Azevedo, Docente na Universidade Estadual de Feira de Santana - Brasil

Doutora em Educação Física. Integrante do Núcleo Inter/Transdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação em Saúde.

Referências

ALVES, R. Ao professor, com o meu carinho. Verus Editora, 2004.

BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27, 2016.

CORDEIRO, Kelly Cristine. O uso de recursos educacionais abertos na formação de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

DE QUEIROZ, E. D.; CARDOSO, C. A Articulação da Teoria e Prática na Construção de uma Atividade Docente Crítica E Reflexiva: Compreendendo a realidade dos Professores de Geografia da Educação Básica na Baixada Fluminense, RJ. Anais do VII CBG. Vitória – ES, p. 1-12, 2014.

DOS SANTOS, Joseana Vieira; DE MENEZES, Maria Cilene Freire. As contribuições formativas do PIBID na formação inicial dos professores dos cursos de licenciaturas. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 8, n. 16, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GOMES, V. B.; SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Elaboração de textos de divulgação científica e sua avaliação por alunos de Licenciatura em Química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 387-403, 2016.

INÁCIO, Gil et al. Planeamento na ótica dos professores estagiários de Educação Física: dificuldades e limitações. Revista portuguesa de pedagogia, p. 55-67, 2014.

MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MORAIS, P. S. de; DA SILVA JUNIOR, F. das C. da S.; SOUZA, G. R. de. Formação inicial de professores, significado do PIBID e a atuação do licenciado em informática na escola pública. Colóquio Nacional–A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2015.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Souza, A. S. de, Nery, M. de S., Souza, S. A. N., & Azevedo, D. P. de. (2020). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS LACUNAS PRESENTES EM SEU PERCURSO FORMATIVO E POSSÍVEIS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO. Cenas Educacionais, 3, e9488. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/9488

Edição

Seção

Dossiê Temático