FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AS LACUNAS PRESENTES EM SEU PERCURSO FORMATIVO E POSSÍVEIS CAMINHOS DE SUPERAÇÃO
Palavras-chave:
Formação Inicial, Prática docente, Docência.Resumo
A formação docente que se discute na formação inicial e continuada, trata de um processo formativo extenso e infindável, pois há sempre possibilidades de qualificar e aperfeiçoar as práticas de ensino dos professores. O presente estudo tem como objetivo, através das evidências científicas, elucidar as lacunas na formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas e, assim, apontar sugestões e possibilidades de minimização destas lacunas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e caráter descritivo. A amostra do material foi composta por sete (7) artigos, com recorte temporal de onze (11) anos, publicados de 2010 a 2020. Foi realizada uma análise descritiva. Neste estudo ainda foram apontadas algumas sugestões, porém, percebe-se que é necessário a realização de mais estudos focados na identificação das carências presentes nos cursos de formação inicial, para que sejam encontradas mais alternativas e possibilidades de melhorias no ensino a fim de cumprir o papel de suprir ou minimizar estas lacunas.
Downloads
Referências
ALVES, R. Ao professor, com o meu carinho. Verus Editora, 2004.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, v. 27, 2016.
CORDEIRO, Kelly Cristine. O uso de recursos educacionais abertos na formação de professores. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
DE QUEIROZ, E. D.; CARDOSO, C. A Articulação da Teoria e Prática na Construção de uma Atividade Docente Crítica E Reflexiva: Compreendendo a realidade dos Professores de Geografia da Educação Básica na Baixada Fluminense, RJ. Anais do VII CBG. Vitória – ES, p. 1-12, 2014.
DOS SANTOS, Joseana Vieira; DE MENEZES, Maria Cilene Freire. As contribuições formativas do PIBID na formação inicial dos professores dos cursos de licenciaturas. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 8, n. 16, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Coleção leitura, p. 21, 2005.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.
GOMES, V. B.; SILVA, R. R.; MACHADO, P. F. L. Elaboração de textos de divulgação científica e sua avaliação por alunos de Licenciatura em Química. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 387-403, 2016.
INÁCIO, Gil et al. Planeamento na ótica dos professores estagiários de Educação Física: dificuldades e limitações. Revista portuguesa de pedagogia, p. 55-67, 2014.
MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
MORAIS, P. S. de; DA SILVA JUNIOR, F. das C. da S.; SOUZA, G. R. de. Formação inicial de professores, significado do PIBID e a atuação do licenciado em informática na escola pública. Colóquio Nacional–A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2015.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Cenas Educacionais (CEDU) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da CEDU sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a CEDU como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.