EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NA PANDEMIA E VIRTUALIDADE: NARRATIVAS DOCENTES

Autores

Palavras-chave:

Afetividade, Professorado, Inclusão, Pandemia, Cidadania

Resumo

Este artigo mostra um estudo qualitativo realizado no período da pandemia da COVID-19 no Instituto Federal da Bahia - IFBA, com o objetivo de compreender o valor de uma prática pedagógica baseada na afetividade, para a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas - NEE durante as aulas virtuais do ano de 2021, na perspectiva do corpo docente. O estudo é uma parte inicial da tese de doutoramento, em desenvolvimento na Universidade de Málaga, Espanha e foi realizado com as narrativas dos professores, nas quais emergiram vários focos de análise; no entanto, para efeitos deste artigo, foram analisadas  apenas as categorias: formação de professores e a afetividade como prática pedagógica. A pesquisa mostra uma convergência de valores e crenças entre os professores entrevistados, revelando fatos marcantes de suas histórias de vida que influenciaram a descoberta de sua vocação. A prática pedagógica desses docentes está enraizada na relação de respeito e admiração construída com suas mães, professoras e professores. Como conclusões iniciais, foi possível compreender que os professores, por meio das práticas de contextualização dos conteúdos, adaptação de materiais didáticos, personalização das avaliações e comunicação estreita, inclusive com o uso das redes sociais, conseguiram a inclusão, vencendo as barreiras do isolamento e os efeitos da virtualidade, com acolhimento e respeito à cidadania. O estudo despertou a curiosidade acadêmica para compreender essas dimensões subjetivas, reconhecendo a sua complexidade e a sua relação aos contextos  históricos e socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Melo Ferraz, Doutoranda em Educação e Comunicação Social pela Universidade de Málaga - Espanha

Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Membro do  Grupo de Pesquisa em Ensino de Administração e Empreendedorismo.  

Referências

ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação e Sociedade, v.41, p.e239688, 2020.

ANGULO, R. J. F. Justicia Afectiva de la Escuela Pública Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v.85, n.30.1, p.37-47, 2016.

ARENDT, H. La crisis en la Educación. Entre el pasado y el futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BRASIL. Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sobre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica. Brasília: Presidência da República, 1969.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, 2015.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000

DANTAS, H. A afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Ed. Paz e Terra S/A, 2004.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

GARCÍA, N. B.; RODRIGUEZ-MARTÍNEZ, C.; SEPÚLVEDA RUIZ, M. P. Las prácticas en la formación inicial del profesorado: retos y oportunidades de una investigación. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 114–128, 2022.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

HABERMANS, J. Conciencia moral y acción comunicativa. Barcelona: Península, 1983.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP. Edição: Jéssica Gonçalves/ Renata Batista Inep: 99,3% das escolas brasileiras suspenderam aulas presenciais. Diponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2021-07/inep-993-das-escolas-brasileiras-suspenderam-aulas-presenciais Acesso em 14 de janeirode 2023.

INSTITUO FEDERAL DA BAHIA - IFBA. Evolução Histórica do CEFET-BA. Instituto Federal da Bahia. Disponível em: Portal.ifba.edu.br. Acesso em 18 de agosto de 2020.

KAPLAN, C. V. Los sentimientos en la escena educativa. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2021. 268 p.

LEITE MÉNDEZ, A. E.; SUÁREZ, D. Narrativas, docencia universitaria e investigación educativa. Márgenes Revista de Educación de la Universidad de Málaga, v.1, n.3, p.2–5, 2020.

MELERO, M. L. Diversas miradas: democracia del amor. Revista Interuniversitaria de formación del profesorado, v.26, n.2, p.17-52, 2012.

MATURANA, H. R. Uma abordagem da educação atual na perspectiva da biologia do conhecimento. In: MATURANA, H. (Org.) Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. p. 11-35.

MORAES, R. Da noite para o dia: tomada de consciência de pressupostos assumidos dentro das pesquisas sociais. In: LIMA, V. M. R.; HARRES, J. B. S.; PAULA, M. C. Caminhos da pesquisa qualitativa no campo da educação em Ciências: Pressupostos, abordagens e possibilidades. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018. p. 19-56.

NASCIMENTO, A. D.; HETKOWSKI, T. M. (orgs). Educação e contemporaneidade: pesquisas

científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009.

NODDINGS, N. Starting at Home. Caring and social policy. Berkeley: University of California Press, 2002.

OLIVEIRA, G. F. Educar numa perspectiva complexa e transdisciplinar: reflexões para uma docência sensível. Cenas Educacionais, v.1, n.2, p.132–145, 2018.

UNESCO. Hacia una educación inclusiva y equitativa de calidad y un aprendizaje a lo largo de la vida para todos. Declaración de Incheon. Foro Mundial de Educación, República Corea. París, 2015.

PÉREZ, Á. G. Educarse en la era digital: La escuela educativa. Madrid: Morata, 2012.

SILVA, O. O. N.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Condições de saúde dos professores de educação especial de Jacobina - Bahia. Cenas Educacionais, v.2, n.1, p.64-80, 2019.

ZAMBRANO, M. Filosofía y poesía. Belo Horizonte: Moinhos, 2021.

Publicado

2023-12-09

Como Citar

Ferraz, V. M. (2023). EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NA PANDEMIA E VIRTUALIDADE: NARRATIVAS DOCENTES. Cenas Educacionais, 6, e17091. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17091

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)