A Gramática e a linguística no ensino da língua: que caminhos seguir?

Autores

  • Tadeu Luciano Siqueira Andrade Universidade do Estado da Bahia, Jacobina

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.96

Palavras-chave:

Linguística, Gramática, Ensino de língua

Resumo

Quando falamos em gramática, vem à nossa mente, um conjunto de regras que, ao longo de nossa vida escolar, constitui em um manual que nos ensina a falar e escrever corretamente. Mas essa concepção ainda persiste tanto na sociedade como na escola. Por isso, é comum ouvirmos afirmações como os alunos não sabem gramáticos, o ensino da língua vai mal porque os alunos não sabem gramáticos, por isso escrevem, falam mal. como resolver esses questionamentos? Primeiro, é necessário saber de que gramática estamos falando e que gramática estamos ensinando nas aulas de língua, no nosso caso, a língua portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tadeu Luciano Siqueira Andrade, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina

Professor do Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
campus da cidade de Jacobina.

Referências

ANDRADE, Tadeu Luciano Siqueira. Gramática e linguística: Problemas e Perspectivas. In. Revista Entrelinhas, 2002. São Leopoldo: Editora Unisinos.

BECHARA, Evanildo. Ensino de Gramática: Opressão? Liberdade. São Paulo. Ática, 2000.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Gramática: proposta de interação. São Paulo: Cortez, 1998.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática ensinar na escola? São Paulo: Contexto, 2004.

ORLANDI, Eni. linguística. São Paulo: Brasiliense. 1999.

POSSENTI. Sírio. Por que (não) ensinar gramática? São Paulo: Mercado das Letras. 2000

SAUSSURE. Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix. 1999.

VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 1999.

WANDERLEI, Ítala. Recursos Lingüísticos e Metodológicos do Ensino do Português. Recife-PE: SEC. 1986.

Downloads

Publicado

10.12.2012

Como Citar

ANDRADE, T. L. S. A Gramática e a linguística no ensino da língua: que caminhos seguir? . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 1, n. 1, p. 1–10, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v1i1.96. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/96. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.