Ressonâncias (de)coloniais nas concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial

Autores

Palavras-chave:

(De)colonialidade, Locus de enunciação, Professoras/es de língua(s) (inglesa)

Resumo

Neste artigo, pretendo discutir como as concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial, em uma universidade pública na Bahia, se aproximam ou se distanciam da lógica da modernidade/colonialidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e interpretativista realizado durante as aulas do componente curricular “Introdução à Linguística Aplicada”, do 7º semestre, ministrado em 2019. Com alicerce teórico nos estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; BAPTISTA, 2021a, 2021b; MIGNOLO, 2017; SANTOS, 2019), problematizo a universalidade imposta pela racionalidade ocidental, buscando elucidar os conceitos circunscritos no par modernidade/colonialidade e o papel do locus de enunciação. Ademais, discorro sobre a gênese do conceito moderno de língua, seus efeitos na educação linguística, e elenco três estratégias de interrupção da colonialidade, como propõem Souza e Duboc (2021). Ao final do estudo, dentre alguns deslocamentos, está o entendimento da imbricação entre língua, identidade e práticas sociais locais, visto que algumas/uns participantes buscam marcar suas identidades, corporalidades e subjetividades por meio da linguagem, instaurando um certo locus de enunciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Santos, UNEB/UFBA

Mestra em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela University of Reading, Inglaterra. Doutoranda em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA), Salvador. Professora Assistente do Curso de Letras-Inglês (DCHI/UNEB), Salvador. Membro do grupo de pesquisa DECOLIDE (Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação), coordenado por sua orientadora, Profa. Dra. Lívia M. T. R. Baptista. E-mail: isalimasantos2015@gmail.com

Referências

ANDERSON, Benedict. Imagined Communities. New York: Verso, 1991.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Minha pátria é minha língua: algumas questões sobre a (de)colonização das línguas e dos sujeitos no ensino de espanhol. Abehache, v.1, n. 2, p.28-47, 2017. Disponível em: <https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache/article/view/220/206>. Acesso em 18 dez. 2021.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. (De)colonialidade da linguagem, lócus enunciativo e constituição identitária em Glória Anzaldúa: uma “new mestiza”. Polifonia, v. 26, n. 44, p. 123-145, 2019. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/8974>. Acesso em: 10 nov. 2021.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Lócus de enunciação e coletivo mexicano Batallones Femininos: cartografando uma pedagogia decolonial no Sul Global. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 1115-1147, 2021a. Disponível em: <https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49063>. Acesso em: 15 set. 2021.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis. Pedagogias decoloniais e feminismos contra-hegemônicos: o caso dos agrupamentos femininos juvenis no Sul Global. In: BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis; NUNES, Tiago Alves (Org.). Práxis descolada e linguagens: por caminhos críticos, decoloniais e translíngues. Campinas: Pontes Editores, 2021b. p. 101-121.

BAPTISTA, Lívia Márcia Tiba Rádis & LÓPEZ-GOPAR, Mario Enrique. Educação Crítica, Decolonialidade e Educação Linguística no Brasil e no México: questões epistemológicas e metodológicas traçadas por um paradigma-outro. Letras & Letras, v. 35, n. especial, p.1-27, 2019. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/49261>. Acesso em: 5 out. 2020.

BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GOSFOGUEL, Ramón. Introdução: Decolonilaidade e pensamento afrodiaspórico. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; Grosfoguel, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 9-26.

BLOOMAERT, Jan; RAMPTON, Ben. Language and Superdiversity. Diversities, v. 13, n. 2, p. 1-21, 2011. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/254777452_Language_and_Superdiversity>. Acesso em: 17 out.2021.

CANAGARAJAH, Suresh. Theorizing translingual practice. In: CANAGARAJAH, Suresh. Translingual Practice: global Englishes and cosmopolitan relations. New York: Routledge, 2013.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta, 2020.

DUSSEL, Enrique D. 1492: o encobrimento do outro: a origem do mito da modernidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

DUSSEL, Enrique. Filosofia da Libertação. São Paulo: Edições Loyola, 1977.

GEE, James Paul. Social Linguistics and Literacies: Ideologies in Discourses. London: Routledge, 1996.

GEE, James Paul. Discourse, Small-d, Big D. In: TRACY, Karen; CORNELIA, Ilie; SANDEL. Todd. (Org.). International encyclopedia of language and social interaction. United States: Wiley-Blackwell, 2015. p.1-6.

GROSFOGUEL. Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura Santos; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 455-491.

GROSFOGUEL, Ramón. De la crítica pós-colonial a la crítica descolonial: similaridades y diferencias entre las dos perspectivas. Seminário Internacional de Pensamiento contemporâneo, MAEID, 2014. 1 vídeo (1h 40 min.). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=IpIfyoLE_ek>. Acesso em: 5 ago. 2021.

GROSFOGUEL, RAMÓN. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradogmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; Grosfoguel, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 55-77.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

KUMARAVADIVELU, B. Individual Identity, Cultural Globalization, and Teaching English as an International Language: the case for an epistemic break. In: ALSAGOFF, L. et al. (Org.). Teaching English as an international language: principles and practices. New York: Routledge, 2012. p. 9-27.

LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. From ‘Reading’ to the ‘New Literacies Studies’. In: LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (Org.). New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Learning. Buckingham: Open University Press, 2003. p. 3-22.

MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair. Disinventing and reconstituting languages. Critical inquiry in language studies: an international journal, 2, 3, 2007. p.137-156.

MAKONI, Sinfree; PENNYCOOK, Alastair; Innovations and Challenges in Applied Linguistics from the Global South. New York: Routledge, 2020.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; Grosfoguel, Ramón. (Org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 27-54.

MIGNOLO, Walter. Historias locales/diseños globales. Colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Ediciones Akal, 2003.

MIGNOLO, Walter. Os esplendores e as misérias da ciência: colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluriversalidade epistêmica. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Conhecimento Prudente Para uma Vida Decente: um discurso sobre as Ciências Revisitado. São Paulo: Cortez: 2004, p.667-709.

MIGNOLO, Walter. Introduction: coloniality of power and decolonial thinking. In: MIGNOLO, Walter; ESCOBAR, Arturo. (Org.). Globalization and the decolonial option. New York: Routledge, 2010. p. 1-21.

MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 32, n. 94, 2017. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/nKwQNPrx5Zr3yrMjh7tCZVk/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 03 mar 2021.

NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019.

PARRA, Andrés Argüello. Pedagogía decolonial: hacia una comprensión/acción educativa en las sociedades emergentes. In: GÓMEZ ARÉVALO, J. A. A. (Comp.). Educación, sociedad e interculturalidad: diálogos desde la comprensión y acción educativa en América Latina. Bogotá: Vicerrectoría de Universidad Abierta y a Distancia, 2016. p. 87- 135.

PENNYCOOK, Alastair. Language as a local practice. New York: Routledge, 2010.

SANTO, Diogo Oliveira do Espírito Santo; SILVA, Robson, Ribeiro da. Repensando o ensino de língua inglesa no Brasil: por uma perspectiva translíngue. Estudos Linguísticos e Literários n. 57, p. 59-80, jul-dez, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/24738>. Acesso em: 15 dez. 2021.

SANTOS, BOAVENTURA SOUSA. Por uma concepção multicultural de direitos humanos. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 48, jun. 1997, p. 11-31. Disponível em: <http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Concepcao_multicultural_direitos_humanos_RCCS48.PDF>. Acesso em: 23 abr. 2021.

SANTOS, BOAVENTURA SOUSA. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-87.

SANTOS, BOAVENTURA SOUSA. O fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

SANTOS, MILTON. O geógrafo de campos e espaços. In: LEITE, Maria Angela Faggin Pereira Leite. (Org.). Encontros: Milton Santos. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007. p. 128-143.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de. Glocal languages, coloniality and globalization from below. In: GUILHERME, Manuela; MENEZES DE SOUZA, Lynn Mário Trindade (Org.). Glocal Languages and Critical Intercultural Awareness: The South Answers Back. New York: Routledge, 2019a.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de. Decolonial pedagogies, multilingualism and literacies. Multilingual Margins, vol. 6, n.1, p. 9-13. 2019b. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/336089407_Introduction_and_Decolonial_Pedagogies_Multilingualism_and_Literacies>. Acesso em: 19 ago. 2020.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de. Pensar e ser: o que isso tem a ver com a crise atual. Live 4 de jun. 2020. Encruzilinhas. Clarissa Menezes Jordão. 1 vídeo (52 min 14s). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=P8iViR-EQEc&t=1075s>. Acesso em: jun. 2020.

SOUZA, Lynn Mário Trindade Menezes de & DUBOC, Ana Paula Martinez. De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies. Gragoatá, Niterói, v.26, n.56, p. 876-911, 2021.Disponível em: <https://doi.org/10.22409/gragoata.v.26i56.51599>. Acesso em: 28 dez. 2021.

WALSH, Catherine. Gritos, grietas y siembras de vida: Entretejeres de lo pedagógico y lo decolonial. In: WALSH, Catherine. (Org.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II. Quito, Ecuador: Abya-Yala, 2017. E-book. (Serie Pensamiento decolonial). ISBN digital: 978-9942-09-549-7.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

SANTOS, I. Ressonâncias (de)coloniais nas concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 12, p. e13586, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/13586. Acesso em: 23 abr. 2024.