Ressonâncias (de)coloniais nas concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v12i.13586

Palavras-chave:

(De)colonialidade, Locus de enunciação, Professoras/es de língua(s) (inglesa)

Resumo

Neste artigo, pretendo discutir como as concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial, em uma universidade pública na Bahia, se aproximam ou se distanciam da lógica da modernidade/colonialidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e interpretativista realizado durante as aulas do componente curricular “Introdução à Linguística Aplicada”, do 7º semestre, ministrado em 2019. Com alicerce teórico nos estudos decoloniais (GROSFOGUEL, 2010; BAPTISTA, 2021a, 2021b; MIGNOLO, 2017; SANTOS, 2019), problematizo a universalidade imposta pela racionalidade ocidental, buscando elucidar os conceitos circunscritos no par modernidade/colonialidade e o papel do locus de enunciação. Ademais, discorro sobre a gênese do conceito moderno de língua, seus efeitos na educação linguística, e elenco três estratégias de interrupção da colonialidade, como propõem Souza e Duboc (2021). Ao final do estudo, dentre alguns deslocamentos, está o entendimento da imbricação entre língua, identidade e práticas sociais locais, visto que algumas/uns participantes buscam marcar suas identidades, corporalidades e subjetividades por meio da linguagem, instaurando um certo locus de enunciação.

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Biografia do Autor

Isabela Santos, UNEB/UFBA

Mestra em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela University of Reading, Inglaterra. Doutoranda em Língua e Cultura (PPGLinC/UFBA), Salvador. Professora Assistente do Curso de Letras-Inglês (DCHI/UNEB), Salvador. Membro do grupo de pesquisa DECOLIDE (Decolonialidade, Linguagem, Identidade e Educação), coordenado por sua orientadora, Profa. Dra. Lívia M. T. R. Baptista. E-mail: isalimasantos2015@gmail.com

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Publicado

23.12.2022

Como Citar

SANTOS, I. Ressonâncias (de)coloniais nas concepções de língua de professoras/es de inglês em formação inicial. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 12, p. e13586, 2022. DOI: 10.69969/revistababel.v12i.13586. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/13586. Acesso em: 22 dez. 2024.