A Gramática e a linguística no ensino da língua: que caminhos seguir?
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.96Keywords:
Linguística, Gramática, Ensino de línguaAbstract
Quando falamos em gramática, vem à nossa mente, um conjunto de regras que, ao longo de nossa vida escolar, constitui em um manual que nos ensina a falar e escrever corretamente. Mas essa concepção ainda persiste tanto na sociedade como na escola. Por isso, é comum ouvirmos afirmações como os alunos não sabem gramáticos, o ensino da língua vai mal porque os alunos não sabem gramáticos, por isso escrevem, falam mal. como resolver esses questionamentos? Primeiro, é necessário saber de que gramática estamos falando e que gramática estamos ensinando nas aulas de língua, no nosso caso, a língua portuguesa.
Downloads
References
ANDRADE, Tadeu Luciano Siqueira. Gramática e linguística: Problemas e Perspectivas. In. Revista Entrelinhas, 2002. São Leopoldo: Editora Unisinos.
BECHARA, Evanildo. Ensino de Gramática: Opressão? Liberdade. São Paulo. Ática, 2000.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Gramática: proposta de interação. São Paulo: Cortez, 1998.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática ensinar na escola? São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, Eni. linguística. São Paulo: Brasiliense. 1999.
POSSENTI. Sírio. Por que (não) ensinar gramática? São Paulo: Mercado das Letras. 2000
SAUSSURE. Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix. 1999.
VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 1999.
WANDERLEI, Ítala. Recursos Lingüísticos e Metodológicos do Ensino do Português. Recife-PE: SEC. 1986.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.