A Gramática e a linguística no ensino da língua: que caminhos seguir?

Auteurs-es

  • Tadeu Luciano Siqueira Andrade Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Jacobina.

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v1i1.96

Mots-clés :

Linguística, Gramática, Ensino de língua

Résumé

Quando falamos em gramática, vem à nossa mente, um conjunto de regras que, ao longo de nossa vida escolar, constitui em um manual que nos ensina a falar e escrever corretamente. Mas essa concepção ainda persiste tanto na sociedade como na escola. Por isso, é comum ouvirmos afirmações como os alunos não sabem gramáticos, o ensino da língua vai mal porque os alunos não sabem gramáticos, por isso escrevem, falam mal. como resolver esses questionamentos? Primeiro, é necessário saber de que gramática estamos falando e que gramática estamos ensinando nas aulas de língua, no nosso caso, a língua portuguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tadeu Luciano Siqueira Andrade, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Jacobina.

Professor do Departamento de Ciências Humanas (DCH IV), Universidade do Estado da Bahia (UNEB),
campus da cidade de Jacobina.

Références

ANDRADE, Tadeu Luciano Siqueira. Gramática e linguística: Problemas e Perspectivas. In. Revista Entrelinhas, 2002. São Leopoldo: Editora Unisinos.

BECHARA, Evanildo. Ensino de Gramática: Opressão? Liberdade. São Paulo. Ática, 2000.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Ensino de Gramática: proposta de interação. São Paulo: Cortez, 1998.

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática Funcional. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

NEVES, Maria Helena de Moura. Que Gramática ensinar na escola? São Paulo: Contexto, 2004.

ORLANDI, Eni. linguística. São Paulo: Brasiliense. 1999.

POSSENTI. Sírio. Por que (não) ensinar gramática? São Paulo: Mercado das Letras. 2000

SAUSSURE. Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix. 1999.

VALENTE, André. A linguagem nossa de cada dia. Petrópolis: Vozes, 1999.

WANDERLEI, Ítala. Recursos Lingüísticos e Metodológicos do Ensino do Português. Recife-PE: SEC. 1986.

Téléchargements

Publié-e

2012-12-10

Comment citer

ANDRADE, T. L. S. A Gramática e a linguística no ensino da língua: que caminhos seguir? . Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 1, n. 1, p. 1–10, 2012. DOI: 10.69969/revistababel.v1i1.96. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/96. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.