O Papel da leitura no ensino de língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v8i1.4299Palavras-chave:
Leitura, Língua estrangeira, Formação de professorResumo
O presente ensaio discute o processo de letramento em língua estrangeira, compreendendo que as quatro habilidades devem ter espaço assegurado no ensino-aprendizagem em LE, mas foca seu olhar na leitura e no enleituramento. Para a discussão sobre leitura, apoiamo-nos principalmente em Freire (2009) e Leffa (2006); para as discussões sobre abordagens para esse enfoque, apoiamo-nos em Almeida Filho (2010), além de buscar dados relevantes nos documentos governamentais sobre o assunto, tais como PCN, BNCC e LDBEN. Nesse novo contexto teórico, trabalhar a linguagem como processo de interação exige redefinição de papéis: o professor deixa de ser visto como o agente exclusivo da informação e formação dos alunos e passa a atuar como mediador, tendo o papel de polemizar, discutir, ouvir as diversas vozes, desafiar.
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