Desafios postos ao professor de língua inglesa na contemporaneidade

Autores

  • Flavius Almeida Anjos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.8112

Palavras-chave:

Língua inglesa, Professor, Desafio

Resumo

Não é nenhum segredo guardado a sete chaves que o ofício de professor é uma missão. Entretanto, para cumpri-la, o professor enfrenta uma série de desafios que abalam as suas condições de trabalho e a sua própria atuação. Este artigo é sobre o desafio de ser professor de língua inglesa na contemporaneidade. O objetivo central é descrever três desafios postos ao professor de inglês: primeiro, o desafio da conscientização do status global que a língua inglesa alcança hoje e as consequências disso, segundo, o desafio de ter que lidar com os fatores logísticos inadequados, tais como livros didáticos inadequados, a heterogeneidade do grupo e a baixa carga horária e, terceiro, o desafio da formação. A relevância deste artigo reside no fato de refletir não apenas sobre os mencionados desafios, mas apresentar sugestões que visam a superá-los, sobretudo, frente à adversidade que desrespeita a missão de educador, atingindo diretamente o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavius Almeida Anjos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciado em Letras com Inglês (UEFS). Mestre em Língua e Cultura (UFBA). Doutor em Língua e Cultura (UFBA). Professor de Língua Inglesa da UFRB.

Referências

O AUTOR, F. A. "Passei o semestre todo estudando o verbo to be": atitudes, (des)motivação e orientação para aprender inglês de alguns bacharelandos da UFRB. 2018. 254 f. Tese de Doutorado. Linguística Aplicada. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador.

O AUTOR, F. A. Ideologia e omissão nos livros didáticos da língua inglesa. 2ª edição.Cruz das Almas: EdUFRB, 2019.

DUTRA, D. P.; OLIVEIRA, S. B. Prática reflexiva: tensões instrucionais vivenciadas pelo professor de língua inglesa. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA-ABRAHÃO, M. H. (Org.). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, São Paulo: Pontes, 2006, p. 177-188.

FREIRE, P. A Educação na Cidade. 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIMENEZ, T. Permanências e rupturas no ensino de inglês no contexto brasileiro. In: LIMA, D. C. de (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2011, p. 47-54.

IRIMIEA, S. English as a foreign language. What challenges do teachers of English face? In: Studia Geographia, Vol. 1, 2016, p. 145-158.

KRAMSCH, C.; SULLIVAN, P. Appropriate Pedagogy. In: ELT Journal. Vol. 50. July. Oxford University Press, p. 199-212, 2009.

KUMARAVADIVELU, B. Individual identity, cultural globalization, and tecahing English as an international language. The case for an epistemic break. In: ALSAGOFF, Lubna.; HU, Guangwei.; RENANDIA, Willy. A. Principles and practices for teaching English as an international language. 1st ed. United Kingdom: Routledge, 2012, p. 15-34.

LEFFA, V. Identidade e aprendizagem e línguas. In: SILVA, K. A.; DANIEL, F. G.; MARQUES, S. M. K.; SALOMÃO, A. C. B. A formação do professor de línguas: novos olhares. 1ª ed. Campinas: Pontes, 2012. p. 51-81.

MORIN, E. A cabeça bem feita. Repensar a reforma, reformar o pensamento. 20ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

RAIHAN, N., DETERDING, D. The fallacy of standard English. In: O. Kang, R. I. Thomson, & J. M. Murphy (Eds.), The Routledge handbook of contemporary English pronunciation. 1st ed. Abingdon and New York: Routledge, 2018, p. 203-217.

RAJAGOPALAN, K. Vencer barreiras e emergir das adversidades com pleno êxito, sempre com o pé no chão. In: LIMA, D. C. de (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2011, p. 55-65.

SCHMITZ, J. R. Ensino/aprendizagem das quatro habilidades linguísticas na escola pública: Uma meta alcançável?In: LIMA, D. C. de (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: Conversas com especialistas. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 13-20.

SEIDLHOFER. B. Understanding English as a língua franca. 1st ed. Oxford: Oxford University Press, 2011.

VILLAR, M. S. Dicionário Houaiss Conciso. 1ª ed. São Paulo: Moderna, 2011.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06.07.2020

Como Citar

ANJOS, F. A. Desafios postos ao professor de língua inglesa na contemporaneidade. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 80–94, 2020. DOI: 10.69969/revistababel.v10i1.8112. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/8112. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE