Gamificação: uma proposta para aula de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.6390

Palavras-chave:

Gamificação, QR code, Língua inglesa

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar e mostrar como a gamificação pode contribuir para o aprendizado de língua inglesa. Foram desenvolvidas três atividades com o princípio da gamificação e, todas, fazendo o uso do quick response (QR – resposta rápida) para trazer a atmosfera do desafio que era preciso para desenvolver as propostas. Cada docente ficou responsável por elaborar, aplicar e analisar os resultados das aplicações para, posteriormente, apresentar os resultados obtidos pala gamificação na sala de aula de língua inglesa. Propôs- se criar, analisar e aplicar todas as propostas em diferentes campos da língua inglesa e, posteriormente, foi identificado com a gamificação das atividades potencializou o ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa. Percebeu-se que o uso da tecnologia tem uma forte influência sobre a geração que, em sua maioria, procuram por respostas e atividades mais dinâmicas. Concluiu-se que a gamificação em conjunto com atividade de quick response é uma forte ferramenta didática para as aulas de língua inglesa, uma vez que permite que os alunos estejam em contato com algo que já é sua realidade, sendo papel do professor e da escola adaptar os materiais e, se possível, o currículo escolar para que a tecnologia seja devidamente implementada nas salas de aula.

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Biografia do Autor

Uéverson Mendes Oliveira, União Metropolitana de Educação e Cultura/Universidade Salvador

Possui graduação em Letras com Habilitação para Português e Inglês pela UNIME - União Metropolitana de Educação e Cultura (2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Inglesa. Cursa pós-graduação em Língua Inglesa pela UNIFACS.

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Publicado

30.12.2019

Como Citar

OLIVEIRA, U. M. Gamificação: uma proposta para aula de língua inglesa. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 18–32, 2019. DOI: 10.69969/revistababel.v9i2.6390. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6390. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE