Gamificação: uma proposta para aula de língua inglesa
DOI :
https://doi.org/10.69969/revistababel.v9i2.6390Mots-clés :
Gamificação, QR code, Língua inglesaRésumé
Este artigo teve como objetivo analisar e mostrar como a gamificação pode contribuir para o aprendizado de língua inglesa. Foram desenvolvidas três atividades com o princípio da gamificação e, todas, fazendo o uso do quick response (QR – resposta rápida) para trazer a atmosfera do desafio que era preciso para desenvolver as propostas. Cada docente ficou responsável por elaborar, aplicar e analisar os resultados das aplicações para, posteriormente, apresentar os resultados obtidos pala gamificação na sala de aula de língua inglesa. Propôs- se criar, analisar e aplicar todas as propostas em diferentes campos da língua inglesa e, posteriormente, foi identificado com a gamificação das atividades potencializou o ensino e aprendizagem nas aulas de língua inglesa. Percebeu-se que o uso da tecnologia tem uma forte influência sobre a geração que, em sua maioria, procuram por respostas e atividades mais dinâmicas. Concluiu-se que a gamificação em conjunto com atividade de quick response é uma forte ferramenta didática para as aulas de língua inglesa, uma vez que permite que os alunos estejam em contato com algo que já é sua realidade, sendo papel do professor e da escola adaptar os materiais e, se possível, o currículo escolar para que a tecnologia seja devidamente implementada nas salas de aula.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, M. E.; SILVA, M. G. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-Curriculum (PUCSP), São Paulo, v. 7, 2011.
ALVES, Lynn R. G. (2010) Geração C e Jogos Digitais: produzindo novas formas de letramentos e conteúdos interativos. XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – ENDIPE. Belo Horizonte, Minas Gerais.
ALVES, Lynn R. G. Games e educação – a construção de novos significados. Revista Portuguesa de Pedagogia. Disponível em: <http://iduc.uc.pt/index.php/rppedagogia/article/view/1245>. Acesso em: 10 Nov. 2015.
ALVES, Lynn. R. G.; MINHO, M. R. S.; DINIZ, M. V.C. Gamificação; diálogos com a educação. In FADEL, L. M.; ULBRICHT, V. R.; BATISTA, C.R.; VANZIN, T (orgs.) Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
BAUMAN, Zygmund. Vida líquida. Trad.: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referências para formação de Professores. Brasília, 1999.
DELORS, Jacques e outros. Educação: Um tesouro a descobrir – Relatório para Unesco da Comissão Internacional sobre educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez/Unesco, 1998.
DIAS, Marina. Celular na sala de aula: você ainda vai usar um. Disponível em:<http://www.veja.abril.com.br/videos/educacao>. Acesso em: 10 Set. 2015.
DIAS, Reinildes. Integração das tic ao ensino e aprendizagem de língua. (Faculdade de Letras – UFMG). 2009. Disponível em: <http://www.reinildes.com.br/incorporacaodasticsmoara2008.pdf>. Acesso em: 19 Jan. 2019.
DUARTE, Vânia Maria Do Nascimento. "O poema – características específicas; “Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/literatura/o-poema-caracteristicas-especificas.htm>. Acesso em: 10 Nov. 2015.
ESQUEÇA as gerações x e y: vem aí a geração v de consumidores. IDG NOW. Computerworld/EUA, 19 nov. 2007. Quadro 1. Disponível em: <http://idgnow.com.br/internet/2007/11/16/idgnoticia.2007-11-16.4875869620/>. Acesso em: 19 Jan. 2019.
FRANÇA, T. B. A gestão educacional e as novas TICs aplicadas à educação. Armário da Produção Acadêmica Docente, v. 4, n. 8, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Sabres Necessários à Pratica Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf >. Acesso em: 01 Nov. 2015.
PIMENTEL, K; TEIXERA, K. (1995) Virtual Reality – through the looking glass. 2ª edição. Nova York: McGraw-Hill.
PORTILHO, EML; PAROLIN, I. Conhecer-se para Conhecer. IN: Psicopedagogia. Um portal para a inserção social. São Paulo: Vozes, 2003.
RICHARDS, Jack & RENANDYA, Willy. Methodology in language teaching. An anthology of current practice. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
SILVA, Jacqueline Felix da. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Universidade Federal de Alagoas, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasil. Rio de Janeiro, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores detém os direitos autorais sem restrições, porém ao submeter os originais, concordam em transferir a este periódico os direitos da primeira publicação. Isto deve ser informado em caso de nova edição do texto. As produções que derivarem deste material, devem obrigatoriamente citar a fonte. Os textos publicados nesta revista, salvo indicações contrárias, encontram-se sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.