O Tamanho único não serve a todos: reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos de inglês
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v10i1.9001Palavras-chave:
Material didático, Ensino, Língua inglesaResumo
No universo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira, mais especificamente língua inglesa, no âmbito dos cursos de formação para professores, a elaboração de material didático é uma área que nem sempre recebe a atenção devida nos cursos de licenciatura. E é a partir de uma experiência como docentes de um curso de letras com inglês de uma universidade baiana, que algumas considerações foram tecidas sobre a importância de discutir e problematizar o lugar e o papel do material didático no fazer docente, especialmente, no dos licenciandos, professores em formação que, por vezes, sentem-se inseguros e despreparados para escolher e elaborar o material mais adequado para as aulas de estágio, por exemplo. Teoricamente, as discussões foram amparadas nas perspectivas de Scheyerl (2012), Siqueira (2012), Mendes (2012) que apontam para uma proposta de material intercultural e globalizada, problematizando questões ideológicas, de Leffa (2007), (2009) que de forma mais prescritiva, sugere preposições de ordem mais técnicas e também, nos escritos de Tomlinson (2004) e Macalister (2016). Este trabalho, oriundo de inquietações enquanto docentes, assinala a necessidade do fomento de uma discussão teórica mais engajada, que anteceda à elaboração do material didático, para que os futuros professores consigam com propriedade e consciência, desenvolver materiais didáticos que demonstrem uma coerência teórico-prática.
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