O Tamanho único não serve a todos: reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos de inglês

Autores

  • Shirlei Tiara Moreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Karla Fernanda Borges Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana

Palavras-chave:

Material didático, Ensino, Língua inglesa

Resumo

No universo do ensino-aprendizagem de língua estrangeira, mais especificamente língua inglesa, no âmbito dos cursos de formação para professores, a elaboração de material didático é uma área que nem sempre recebe a atenção devida nos cursos de licenciatura. E é a partir de uma experiência como docentes de um curso de letras com inglês de uma universidade baiana, que algumas considerações foram tecidas sobre a importância de discutir e problematizar o lugar e o papel do material didático no fazer docente, especialmente, no dos licenciandos, professores em formação que, por vezes, sentem-se inseguros e despreparados para escolher e elaborar o material mais adequado para as aulas de estágio, por exemplo. Teoricamente, as discussões foram amparadas nas perspectivas de Scheyerl (2012), Siqueira (2012), Mendes (2012) que apontam para uma proposta de material intercultural e globalizada, problematizando questões ideológicas, de Leffa (2007), (2009) que de forma mais prescritiva, sugere preposições de ordem mais técnicas e também, nos escritos de Tomlinson (2004) e Macalister (2016). Este trabalho, oriundo de inquietações enquanto docentes, assinala a necessidade do fomento de uma discussão teórica mais engajada, que anteceda à elaboração do material didático, para que os futuros professores consigam com propriedade e consciência, desenvolver materiais didáticos que demonstrem uma coerência teórico-prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Tiara Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Literatura e Cultura, é professora de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Feira de Santana e atua também na Rede Básica de Ensino.

Karla Fernanda Borges Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana

Especialista em Política do Planejamento Pedagógico, é professora de Língua Inglesa na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Referências

AGAR, M. Language Shock. Understanding the Culture of Conversation. New York: William Morrow, 1994

ELLIS, Rod. The study of second language acquisition. Oxford: Oxford University Press, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

LEFFA, Vilson. Authorship in materials design for language teaching. In: Gláucia Renate Gonçalves; Sandra Regina Goulart Almeida; Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva; Adail Sebastião Rodrigues-Júnior. (Org.). New challenges in language and literature. 1 ed. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, v. 1, p. 149-165, 2009

LEFFA, Vilson. Produção de Materiais de Ensino: teoria e prática. Pelotas: Educat, 2003.

MENDES, Edleise. O conceito de língua em perspectiva histórica: reflexos no ensino e na formação de professores de português. In: LOBO, Tânia et all. (Org.) ROSAE -Linguística Histórica, História da língua e outras histórias. Salvador-BA: EDUFBA, 2012. p. 667-678.

MISHAN, Freda; TIMMIS, Ivor. Materials development for TESOL. Edingburgh: Edinburgh University Press, 2015.

NEWTON, Jonathan. Teaching English for intercultural spoken communication. In: RENANDYA, W. A, WIDODO, H. P. English Language teaching today. Switzerland: Springer International Publishing, 2016.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Métodos de ensino de inglês: teorias, práticas, ideologias. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Sávio (org). Materiais didáticos para o ensino de Línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA, 2012.

TOMLINSON, Brian. Materials Development in Language Teaching 2º ed. 2011.

TOMLINSON, Brian. Materials development. IN: CARTER, Ronald; NUNAN, David. The Cambridge guide to teaching English to speakers of other languages. New York: Cambridge University Press, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Como Citar

MOREIRA, S. T.; BORGES ANDRADE, K. F. O Tamanho único não serve a todos: reflexões sobre a elaboração de materiais didáticos de inglês. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 10, n. 1, p. 1–13, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/9001. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE