Having fun? Problematizando a neutralidade e a ideologia neoliberal em um livro didático de inglês

Autores

Palavras-chave:

Livros didáticos de inglês, Neoliberalismo, Educação Linguística Crítica

Resumo

Partindo do pressuposto apresentado por Holborow (2014) de que a ideologia neoliberal invadiu todas as esferas da vida humana desde seu aparecimento ao final da década de 1970, incluindo os materiais didáticos de inglês (BLOCK, 2017), neste artigo, objetivo identificar e problematizar aspectos neoliberais presentes em duas seções em uma unidade do livro Hello! Teens: Stage 8 (MORINO; DE FARIA, 2019). Para tal, me apoio em praxiologias acadêmicas que questionam a neutralidade dos livros didáticos de inglês e problematizam a presença exacerbada da ideologia neoliberal. Os dados analisados sugerem que a ideologia neoliberal é responsável por colaborar para a construção de uma visão idealizada e homogênea de sociedade, posicionando os aprendizes como sujeitos consumistas que praticam o autocuidado (BLOCK, 2017). Metodologicamente, este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa documental (FLICK, 2009) de cunho interpretativista (WILLIG, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOCK, David. Neoliberalism, the neoliberal citizen and English language teaching materials: a critical analysis/Neoliberalismo, el ciudadano neoliberal y los materiales para la enseñanza de la lengua inglesa: un análisis crítico. Ruta Maestra, n. 21, p. 4-15, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/35429623/Block_D._2017_. Acesso em: 18 ago. 2023.

BORI, Pau. Neoliberal governmentality in global English textbooks. Classroom Discourse, v. 11, n. 2, p. 149-163, 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/43508247/Neoliberal_governmentality_in_global_English_textbooks?auto=citations&from=cover_page. Acesso em: 18 ago. 2023.

BROWN, Wendy. Edgework: Critical Essays on Knowledge and Politics. Princeton: Princeton University Press, 2005.

CHUN, Christian W. Contesting neoliberal discourses in EAP: Critical praxis in an IEP classroom. Journal of English for Academic Purposes, v. 8, n. 2, p. 111-120, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1475158508000726. Acesso em: 18 ago. 2023.

CHUN, Christian W. The “neoliberal citizen”: resemiotizing globalized identities in EAP materials. In: GRAY, John. (Ed.). Critical perspectives on language teaching materials. Hampshire: Palgrave Publisher, 2013. p. 64-87.

DAGHIGH, Ali Jalalian. L.; RAHIM, Hajar Abdul. Neoliberalism in ELT textbooks: an analysis of locally developed and imported textbooks used in Malaysia. Pedagogy, Culture & Society, v. 29, n. 3, p. 493-512, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14681366.2020.1755888. Acesso em: 18 ago. 2023.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GRAY, John.; BLOCK, David. All middle class now? Evolving representations of the working class in the neoliberal era: the case of ELT textbooks. In: HARWOOD, Nigel. (Ed.). English Language Teaching Textbooks: Content, Consumption. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2014, p. 45-71.

GRAY, Jonh. Introduction. In: GRAY, John. (Ed.). Critical Perspectives on Language Teaching Materials. Palgrave Macmillan: Londres, 2013, p. 1-16.

HOLBOROW, Marnie. What is neoliberalism? Discourse, ideology and the real world. In: BLOCK, David; GRAY, John; HOLBOROW, Marnie. (Ed.). Neoliberalism and applied linguistics. Routledge: New York, 2012. p. 14-32.

KUMARAVADIVELU, Bala. Cultural realism and its demands. In: KUMARAVADIVELU, B. (Ed.). Cultural globalization and language education. New Haven: Yale University Press, 2008, p. 95-116.

KUMARAVADIVELU, Bala. Beyond methods: macrostrategies for language teaching. New Haven: Yale University Press, 2003.

KUMARAVADIVELU, Bala. The decolonial option in English teaching: can the subaltern act? TESOL Quartely, v. 50, n. 1, p. 66-85, 2016. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/43893803. Acesso em: 18 ago. 2023.

MORINO; Eliete Canesi; FARIA, Rita Brugin de. Hello! Teens: Stage 8. 8. ed. São Paulo: Ática, 2019.

NASCIMENTO, Gabriel.; MASTRELLA-DE-ANDRADE, Mariana Rosa. Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, [S. l.], v. 16, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/rhla.v16i1.1495. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495. Acesso em: 22 ago. 2023.

PENNYCOOK, Alastair. Critical applied linguistics in the 2020s. Critical inquiry in language studies, v. 19, n. 1, p.1–21, 2022.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: a critical reintroduction. 2. ed. New York: Routledge, 2021.

PENNYCOOK, Alastair. Introduction. In: PENNYCOOK, A. (Ed.). Critical Applied Linguistics: a critical introduction. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001. p. 1-23. Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/sreis/pages/arquivos/PROJETOS/PESQUISA/Compartilhamento/2001_PENNYCOOK_Critical%20Applied%20Linguistics_Intro.pdf. Acesso em: 18 ago. 2021.

PENNYCOOK, Alastair. Towards a critical applied linguistics for the 1990’s. Issues in Applied Linguistics, v. 1, n. 1, p. 8-28, 1990.

PESSOA, Rosane Rocha.; BORELLI, Julma Dalva. Reflexão crítica e colaborativa na formação do professor de língua estrangeira. In: PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva. (Org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua Estrangeira. Goiânia, GO: Editora UFG, 2018, p. 69-93.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Qualitativa Crítica e Válida. In: RICHARDSON, Roberto Jarry. (Org.). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo, SP: Atlas S.A, 2014, p. 90-103.

ROCHA, Luciana Lins. Pensar fora da caixa: teorias queer e a tradição do ensino de inglês na escola. Ecos de Linguagem, v. 3, p. 124-140, 2014. Disponível em: http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_ecos/ecos3_124a140.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

VANDRICK, Stephanie. The role of social class in English language education. Journal of Language, Identity & Education, v. 13, n. 2, p. 85-91, 2014. Disponível em: http://www.tandfonline.com/toc/hlie20/13/2?nav=tocList. Acesso em: 18 ago. 2023.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, colonialidad y educación. Revista Educación y Pedagogía, v. XIX, n. 48, p. 25-35, 2007. Disponível em: https://www.flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/agora/files/1265909654.interculturalidad__colonialidad_y_educacion_0.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

WALSH, Catherine. Interculturalidade e decolonialidade do poder um pensamento e posicionamento “outro” a partir da diferença colonial. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito de Pelotas, v. 5, n. 1, p. 6-39, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/revistadireito/article/view/15002/10532. Acesso em: 18 ago. 2023.

WILLIG, Carla. Interpretation and Analysis. In: FLICK, Uwe. (Ed.). The Sage handbook of Qualitative Data. Londres: SAGE Publications, 2014, p. 136-150.

Publicado

21.10.2024

Como Citar

ALVES LOPES, C. E.; ALVES DO LAGO , N. Having fun? Problematizando a neutralidade e a ideologia neoliberal em um livro didático de inglês. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 14, p. e20122, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/20122. Acesso em: 25 out. 2024.