Having fun? Problematizando a neutralidade e a ideologia neoliberal em um livro didático de inglês

Autores

Palavras-chave:

Livros didáticos de inglês, Neoliberalismo, Educação Linguística Crítica

Resumo

Partindo do pressuposto apresentado por Holborow (2014) de que a ideologia neoliberal invadiu todas as esferas da vida humana desde seu aparecimento ao final da década de 1970, incluindo os materiais didáticos de inglês (BLOCK, 2017), neste artigo, objetivo identificar e problematizar aspectos neoliberais presentes em duas seções em uma unidade do livro Hello! Teens: Stage 8 (MORINO; DE FARIA, 2019). Para tal, me apoio em praxiologias acadêmicas que questionam a neutralidade dos livros didáticos de inglês e problematizam a presença exacerbada da ideologia neoliberal. Os dados analisados sugerem que a ideologia neoliberal é responsável por colaborar para a construção de uma visão idealizada e homogênea de sociedade, posicionando os aprendizes como sujeitos consumistas que praticam o autocuidado (BLOCK, 2017). Metodologicamente, este estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa documental (FLICK, 2009) de cunho interpretativista (WILLIG, 2014).

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Referências

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Publicado

21.10.2024

Como Citar

ALVES LOPES, C. E.; ALVES DO LAGO , N. Having fun? Problematizando a neutralidade e a ideologia neoliberal em um livro didático de inglês. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 14, p. e20122, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/20122. Acesso em: 22 dez. 2024.